Use esses gatilhos mentais e feche qualquer acordo

Negociação é um processo de troca em que algumas partes tentam chegar a um acordo benéfico para todos os envolvidos. Nesse processo, é importante utilizar-se de gatilhos mentais, pois eles podem influenciar a tomada de decisão de quem esteja acordando com você. No texto abaixo, conheça mais sobre essas ferramentas, e aprenda como utilizá-las.

Negociamos desde muito cedo: antes de aprender a ler e de entrar na faculdade, já negociávamos por leite materno, por mais cinco minutinhos na rua com os amigos de infância ou para ir na festinha do fim de semana que não saia da boca do pessoal desde a segunda-feira.

Hoje, não utilizamos essa capacidade para alcançar apenas nossos objetivos pessoais.

Isso porque ao passo que crescemos, além das situações mais simples, o uso da negociação acaba servindo, do mesmo modo, para resolver as nossas diferenças, chegar a soluções, aumentar nossos ganhos e melhorar a vida profissional.

Golda Meir, Primeira-ministra do Estado de Israel, afirmou certa vez que a única alternativa para a guerra é a paz, e que o único caminho para a paz é a negociação.

A guerra é muito custosa, dessa forma, traz muitos prejuízos para os países. Nesses cenários, pessoas morrem e muitos recursos são perdidos.

Porém, através da negociação, guerras e conflitos também podem ser evitados.

É por isso que decidir aprender como negociar, e entender como implementar técnicas eficientes na sua forma de fazer um acordo, tais como os gatilhos mentais, são atitudes que você precisa tomar imediatamente! É sério, heim?

Isso pode mudar o rumo da sua vida e facilitar muito as coisas.

Gatilhos Mentais: o que são, para que servem, do que se alimentam e onde vivem?

Como já dito, eles são fundamentais para a negociação, mas, apesar disso, será que você sabe o que são essas estruturas, na realidade? Nunca parou para pensar no assunto? Tudo bem, continua lendo que nós te contamos tudo! 🙂

Gatilhos mentais são impulsos que recebemos do nosso sistema nervoso que influenciam decisivamente a nossa tomada de decisão.

Além disso, eles são, de igual modo, super importantes para áreas como marketing e vendas justamente porque podem ser utilizados como ferramentas de persuasão.

Créditos: Instagram Além da Facul

É por esse motivo que saber como colocá-los em uma negociação pode ser um grande Plot Twist.

Eles podem mudar tudo e fazer a pessoa que está negociando com você decidir a favor ou contra a sua proposta.

Agora que você já entendeu a definição, vem a melhor parte: existem CINCO gatilhos mentais fundamentais que você nunca deveria deixar de usar quando estivesse tentando fechar algum acordo.

Autoridade:
Esse gatilho mental faz com que as pessoas percebam e escutem atentamente o que você diz, porque notam que você sabe do que está falando.

Nesse sentido, elas passam a confiar em você, uma vez que entendem que você tem propriedade, e domina aquele assunto.

Por isso, ao utilizar esse gatilho, tenha confiança em sua fala e mostre que você domina o assunto, para isso, estude muito bem os seus argumentos, pois assim, não vai lhe faltar segurança no momento de negociar.

Além disso, você precisa conhecer o seu cliente: é importante que você saiba quais são as suas necessidades.

Além do mais, você deve se assegurar de que ele estará seguro para fechar um acordo com você.

Para conseguir isso, e usar bem essa ferramenta, você pode, ainda, utilizar-se de relatos de experiências passadas.

Nessas situações, comprove acordos bem-sucedidos no passado, afinal de contas o que pode nos dar mais autoridade que bons resultados, não é mesmo? 😉

Agency coworkers discussing new project on laptop, working in modern office, free space/ Envato
Prova social:
É uma evidência usada para comprovar a aprovação do seu produto ou serviço por outras pessoas.

Através da prova social você poderá provar os resultados da sua mercadoria para a pessoa com quem estiver negociando, além de claro, mostrar que você fala a verdade ao afirmar os benefícios que o seu produto possui.

A prova social é um gatilho bastante utilizado, e funciona muito bem.

Conforme explica a psicologia, as pessoas tendem a tomar mais decisões depois que outras já passaram pela mesma experiência, a isso, dá-se o nome de efeito bandwagon.

Nesse parâmetro, portanto, quanto mais as pessoas falarem bem dos seus produtos e serviços, melhor: é como se ao aplicar a prova social no seu negócio, seus clientes passassem a fazer publicidade gratuita para você.

Hand holding variation of object/ ENVATO
Escassez:
Já precisou renovar um plano na academia ou em algum outro lugar, e o atendente te falou que o preço iria aumentar em poucos dias com um clássico: “esse valor é só até hoje”?

É dessa maneira que funciona o gatilho mental da Escassez: ele incita a sensação de perda no consumidor, e incentiva, por isso, o ato da compra.

Nesse sentido, é como se as pessoas comprassem seu produto ou fechassem um acordo com você porque sentissem que se não fizessem isso estariam perdendo uma grande oportunidade, entendeu?

Existem algumas formas de implementar essa ferramenta. A mais usual é através da escassez de tempo, e foi essa também a que exemplificamos aqui.

Para usar essa ferramenta, seja cauteloso e tenha bom senso, pois se o seu cliente perceber que você está forçando a barra, é provável que ele ignore a investida e não é isso que você quer, não é? 🙂

Young businessman reading a contrct in cafe and thinking it over. / ENVATO
Reciprocidade:

Se no dia do seu aniversário um amigo organizar uma festa surpresa com o seu bolo favorito, um presente muito útil e convidar todas as pessoas importantes para você, como você vai se sentir no aniversário dele? É bem provável que sinta que deve fazer algo por ele também, não?

Resumindo, essa técnica acontece quando provocamos valor na vida de alguém sem exigir nada como retorno, em resposta a isso, existe uma tendência natural daquela pessoa retribuir o favor de forma natural.

Antecipação:

Por fim, esse é um gatilho mental responsável em gerar curiosidade e deixar espaços abertos estratégicos, a fim de reter a atenção da sua audiência.

Ele é muito eficiente, acima de tudo, porque a maioria das pessoas têm uma tendência a criar expectativas sobre o futuro.

Por essa razão, criar a sua estratégia ou plano de negócio, e pensar em antecipar pequenos spoilers de algum produto que pretende lançar, pode ser uma bom plano para aquecer os seus clientes e ter, quem sabe, resultados melhores.⠀

Não deixe de se preparar muito bem para esses momentos, pois é isso que moldará a sua confiança. E se você quiser saber como implementar essas e outras técnicas de negociação, clique aqui e vem se desenvolver com a gente. Estamos na torcida! 😀

No instagram do Além da Facul estamos sempre compartilhando conteúdo sobre people skills, liderança, empreendedorismo. Compartilha com aquele amigo que você sabe que vai curtir saber mais sobre gatilhos mentais!

Por: Nathália Morais

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