Treinamento de vendas – Desenvolver para lucrar

Treinamento de vendas – Desenvolver para lucrar

Você já participou ou sentiu necessidade de participar de um treinamento de vendas? Todos estamos envolvidos com vendas em alguma esfera da nossa vida.

Vender pode ser uma habilidade nata, mas que também pode – e deve – ser construída através de um treinamento de vendas adequado.

Treinar é tornar capaz. Portanto, treinamento de vendas é um processo, a fim de promover a oportunidade de aprendizado e desenvolvimento em habilidades de atendimento, escutatória, entendimento de necessidade, resolução de problemas, criação de valor, entre muitas outras coisas.

Assim sendo, é dar munição, prover informação e desenvolver know-how.

É proporcionar ferramentas para lapidar o comportamento ou atitude, com objetivo de desenvolver as pessoas para que elas possam melhorar seu desempenho sempre mais.

Treinamento de vendas: Talento + Desenvolvimento = Alta Performance

De uma maneira geral, treinamentos são fundamentais para qualquer empresa, independente do setor.

É o momento de colocar toda a equipe na mesma página com relação a informações sobre a empresa, produto/serviço, e como desempenhar de maneira mais assertiva suas atividades.

Assim sendo, os treinamentos não só capacitam mais o time, como também engajam todos.

As equipes se sentem mais valorizadas quando percebem que a empresa investe nelas!

Todavia, antes de montar um treinamento, é importante entender a necessidade dos seus vendedores.

Dessa forma, o treinamento vai dar o push correto no time, e cada um poderá desenvolver mais suas habilidades e, claro, performar mais.

Para vendas, é possível treinar a equipe sob duas óticas: treinamento técnico e comportamental.

Entenda mais:

  • Treinamento técnico: Nesse aspecto, você pode desenvolver no seu time (ou você mesmo) questões como funil de vendas, análise de indicadores, abordagem e claro, conhecimento aprofundado e atualização sobre o produto ou serviço a ser comercializado;
  • Treinamento comportamental: O foco aqui é em aprimorar habilidades de comportamento (sua ou do seu time), como por exemplo: capacidade de escuta, resiliência, motivação e automotivação, entre outros.

Sob o mesmo ponto de vista, vale lembrar que treinar vendedores também está ligado a treinar habilidades de relacionamento, ou seja, construir e manter networking de qualidade.

Ademais, é importante ressaltar que não se deve recorrer ao treinamento de vendas apenas quando o faturamento cai ou quando o time é novo.

As empresas devem promover treinamentos regularmente, assim elas encorajam o time comercial a sair da zona de conforto e buscar o seu melhor resultado.

POR QUE TREINAR VENDAS?

Com certeza você já deve ter escutado a expressão: “Fulano é tão bom vendedor, que vende até geladeira para esquimó”.

Até pouco tempo atrás, as empresas entendiam que o bom vendedor era aquele que vendia qualquer coisa para qualquer um.

Apenas através do seu poder de persuasão e habilidade de relacionamento.

Hoje, sabemos que o processo de vendas é muito mais elaborado, o comprador é mais exigente e esse vendedor não tem tanto espaço mais.

Do mesmo modo, vemos que a habilidade de vendas é muito necessária para qualquer profissional.

Afinal, ao participar de um processo seletivo ou ao falar do seu empreendimento, você está se vendendo ou vendendo a sua empresa.

A maneira como você se apresenta nas suas relações, a linguagem corporal, e a necessidade de criar rapport, são habilidades que você pode aprender e aprimorar.

Portanto, se você é um profissional de qualquer área, você precisa se relacionar de maneira adequada com todos da empresa: pares, subordinados, liderança e parceiros para, assim, conseguir desempenhar bem as suas funções.

Mas, se você é um vendedor, treinar seu talento vai te projetar para um lugar de destaque no time.

Se você é um gestor comercial, treinar seu staff vai acarretar uma equipe mais comprometida, além de resultados surpreendentes.

Principalmente, se você é empreendedor, vendas é uma das quatro principais frentes que você precisa ter bem desenvolvida na sua empresa (acredito que as outras são marketing, tecnologia e o setor financeiro – e você precisa conhecer um pouco sobre elas).

Além do mais, se você quiser crescer na sua empresa, começar pelo aumento das vendas pode ser o caminho mais rápido! E um treinamento é primordial.

O treinamento de vendas é fundamental para qualquer profissional que queira se desenvolver!

Esperamos que você busque desenvolvimento sempre. Conte conosco.

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