Treinamento de marketing – Conceito e aplicações

Treinamento de marketing - Conceito e aplicações

Você já fez algum treinamento de marketing? O marketing vai muito além de simples propagandas.

No dia a dia, você sente dificuldades em como posicionar melhor a sua empresa? Um treinamento de marketing pode te ajudar com isso.

Como já dissemos por aqui, treinamento é uma oportunidade de aprender um novo assunto ou se capacitar mais sobre ele. Nesse sentido, o treinamento de marketing é um processo de aprendizagem que vai te tornar capaz de enxergar as oportunidades corretas de divulgar seu produto ou serviço.

A saber, nas últimas décadas, o marketing tornou-se um diferencial competitivo para as empresas.

É através dele que constroem posicionamento, se comunicam, atraem recursos humanos e financeiros e, claro, maximizam seus ganhos.

Nesse sentido, com o grande aumento da concorrência em diversos setores, as empresas têm recorrido ao marketing para se destacar e se fazer presente no dia a dia.

Assim é mais fácil ganhar a atenção dos consumidores.

Treinamento de marketing: Mudança de hábitos gera mudança de atitude

Um dos principais papéis do marketing, além de apoiar o time de vendas a aumentar o faturamento, é fortalecer a marca e o posicionamento das empresas no mercado.

Como empreendedor, você já deve ter percebido que a divulgação dos seus produtos ou serviços é essencial para o seu negócio.

Ademais, estar mais próximo do seu cliente, onde ele estiver é outra estratégia que pode ser usada para facilitar suas vendas.

Analogamente, nós consumidores, temos tanto acesso à informação, de forma tão facilitada que é fundamental que você consiga se fazer presente quando alguém pensar no produto ou serviço que fornece.

Diante do exposto, imagino que você já deve estar convencido de que não existe maneira de fazer um planejamento marketing sem reservar um grande espaço para a atuação no digital.

Afinal, segundo uma pesquisa publicada no início do ano passado, no Brasil, as pessoas ficam com olho grudado na tela do celular por volta de 3 horas e 40 minutos, em média.

Portanto, é necessário conhecer algumas estratégias de marketing, não só olhando para o tradicional, mas também mirando o digital.

Estar o marketing digital é vital

Em primeiro lugar, é fundamental você ter clareza de que, independente da sua estratégia, você precisa ter uma atuação frequente e contínua nos meios digitais.

Por mais que você atue em cidades pequenas, em que o velho outdoor ainda seja utilizado, e carros de som sejam relevantes, é preciso que você crie uma estratégia para estar presente online e se fazer próximo aos moradores dessa região.

Sendo assim, separamos alguns tópicos para você se aprofundar num treinamento de marketing nas mídias digitais:

Confira as dicas!

  • Planejamento: sim, sempre ele! Tenha um objetivo claro sobre o que quer alcançar ao trabalhar o marketing digital. Acompanhe e mensure os resultados;
  • Conceitualize-se: Google Ads, Analitys, SEO, SEM, lead são termos que você precisa se inteirar para usar a seu favor e entender o papel da sua empresa nesse oceano azul;
  • Defina seu público alvo: todas as redes sociais permitem que você defina o seu público que quer atingir. Questões como idade, interesses, região onde estão e até gênero podem (e devem) ser segmentados;
  • Mídias Sociais: conheça todas as mídias sociais. Saiba em quais o seu cliente está e como trabalhar em cada uma delas. O conteúdo deve ser abordado de maneira diferente no Instagram e no Facebook, que é diferente do YouTube que também são diferentes do Linkedin, etc;
  • Marketing de Conteúdo: para se destacar e conseguir engajamento, qualidade é a regra número um. Mostrar como seu produto pode funcionar no dia a dia e dar informações relevantes sobre o seu serviço são maneiras de “vender antes da venda” e de educar o seu cliente. É preciso gerar valor para o seu cliente;
  • SEO (Search Engine optmization): Nesse caso você vai aprender a se posicionar melhor nos mecanismos de buscas, através de conteúdos relevantes e a forma escrita necessária;
  • SEM (Search Engine Marketing): Aqui você vai se capacitar para entender como as estratégias de marketing podem te ajudar a aumentar a visibilidade do seu site.

Todos esses assuntos são relevantes quando pensamos em marketing, mas não se prenda a eles.

Existem muitos outros que vão te ajudar a posicionar melhor a sua empresa e fazer você vender mais.

No seu negócio, o marketing é um dos pilares essenciais para o crescimento da empresa.

Assim sendo, organize cada assunto relacionado ao tema como o seu treinamento de marketing e esteja preparado para a demanda do seu cliente.

Conte conosco nessa jornada.

Até a próxima.

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