O trade marketing como estratégia de promoção e vendas

O trade marketing como estratégia de promoção e vendas

Se você é envolvido com a indústria e o varejo, existe uma técnica que você já deve ter escutado: trade marketing? Acompanhe para entender melhor essa prática.

O trade marketing vem para facilitar efetivamente a chegada dos fabricantes junto aos compradores finais dos seus produtos.

Sendo assim, o trade marketing(TM) é um conjunto de práticas, especialmente no B2B, que busca alcançar os clientes B2C nos mais diversos canais de venda e distribuição dos produtos (Ponto de Venda – PDV), dando maior visibilidade aos seus produtos.

Em outras palavras, o TM é aplicado para o fabricante trabalhar mais próximo do varejista, dentro da realidade dele, a melhor forma de chegar no cliente final!

Decerto, surgiu em virtude da necessidade de se destacar junto a nós, consumidores, dada à competitividade cada vez mais acirrada no mercado.

Com cada vez menos tempo, todos os dias somos expostos a um mundo de informações, além da grande oferta dos mais variados canais de vendas e distribuição dos produtos que consumimos.

As indústrias, portanto, devem ter essa como parte das estratégias de marketing, não apenas para aumentar as vendas e ganhar market share, como também para melhorar seu posicionamento junto aos clientes e consolidar sua marca no mercado.

Entre algumas das estratégias dessas ações, podemos citar:

  • O famoso Merchandising;
  • Branding: promover sua marca;
  • Coordenação dos Promotores nos PDVs;
  • Como trabalhar a imagem nos Canais digitais.

Não só vai aumentar o faturamento, bem como melhorar o desempenho dos parceiros responsáveis pelas vendas diretas dos produtos.

Ou seja, é ganha-ganha.

Ganha a indústria que chega de maneira mais assertiva no cliente, ganha o PDV que aumenta sua receita e ganha o comprador que tem mais informações, atenção e facilidade nas compras.

Não existe receita de bolo

Muito se discute sobre a aplicação dessa estratégia.

Como as empresas podem aplicar?

É só uma prática ou deve ser setorizado? Deve ser desenvolvida pelo Comercial ou pelo Marketing?

Trade marketing – Como isso funciona?

Fato é que não existe, ainda, uma resposta única para essas perguntas.

Cada empresa, a partir do seu mercado de atuação, conhecimento sobre seu público alvo e orçamento, deve entender a melhor forma de trabalhar.

Mas uma coisa é certa, essa técnica é bastante relevante e deve ser aplicada de acordo com as necessidades dos diferentes canais de distribuição.

Principalmente para aqueles que não dispõem de canais diretos (quando a própria fabricante é responsável pelas vendas ao cliente final).

É fundamental que as empresas prezem pelo bom relacionamento junto aos pontos de venda, sobretudo os indiretos.

São através deles que o trade acontece e você terá mais espaço e abertura para expor e girar seus produtos facilmente.

É preciso se destacar e estar mais próximo do seu comprador/consumidor.

Da organização à realização

Como vimos, o trabalho realizado através do trade marketing é essencial, mas não existe uma receita de bolos – ainda bem.

Entretanto, existem alguns pontos importantes que podem te ajudar a montar sua estratégia e colocar em prática essa ação.

  1. Conheça seu público-alvo. Parece mais do mesmo, porém é fundamental conhecer o hábito de compra para quem quer vender;
  2. Entenda a necessidade do seu ponto de venda. O canal de distribuição é o palco dessa prática e o elo de ligação entre você e seu cliente;
  3. Desenhe as estratégias junto com o seu parceiro;
  4. Olhe para dentro. Trabalhe sua marca, treine seus promotores e certifique de que todo o time entende e acredita na ação;
  5. Estabeleça um PDCA: Tenha um cronograma, acompanhe o desempenho das ações, mensure os resultados e corrija o que for necessário;
  6. Lembre-se de alinhar toda a estratégia com o setor de logística e distribuição. De nada vai adiantar trabalhar os canais se o seu produto não estiver disponível para distribuição.

Esperamos que você consiga implantar a estratégia do trade marketing na sua empresa ou no seu setor.

Conte conosco para tanto!

Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *