Torne-se um “monstro” em vendas: o que um líder precisa para empreender em uma das áreas que mais cresce no Brasil

Em mais um dia de JDL, Ricardo Basaglia e Thiago Concer contam todos os segredos do mundo das vendas e de como é importante ser um bom líder e ter consistência nessa área.

Thiago começou a trabalhar com vendas quando retornou de um tempo que passou no exterior. Ele percebeu que vender é um processo científico: exige técnicas e ferramentas para dar certo. Atualmente está nas mídias sociais com o seu canal no Youtube, página no Instagram, canal no Telegrama e um blog.

Também atua como palestrante presencial e online, tem como missão a transmissão de conhecimento.

De acordo com Concer, as skills mais importantes para um vendedor são a empatia e a competitividade.

Falando-se em vendas, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do cliente, com a cabeça, olhos e coração em suas necessidades. É tratá-lo da forma que você deseja ser tratado: com respeito e honestidade.

Ser um colaborador competitivo é sinônimo de procurar dar sempre o melhor de si para obter os resultados mais satisfatórios, o que é ótimo na superação de desafios e metas. Isso é diferente, entretanto, de ser competidor. Pessoas competidoras querem sempre estar no foco e normalmente não agregam em colaboração.

Importância da liderança na formação de vendedores

Nem sempre bons vendedores são os melhores gestores. Liderar é uma tarefa complexa em que muitos outros fatores estão em jogo. É uma arte que precisa ser desenvolvida e exige comprometimento, esforço e disciplina.

Quando um bom vendedor que não possui essa habilidade é promovido, na maioria dos casos se perde um excelente vendedor e ganha-se um péssimo gestor.

O erro acaba sendo irreversível: um gestor dificilmente aceitará retornar ao cargo de vendedor sem ter seu ego ferido, isso pode atrapalhar os resultados da empresa.

Portanto, invista no seu desenvolvimento como líder se deseja ser um bom vendedor. Assim como qualquer habilidade, a liderança pode ser aprendida, e precisa ser praticada. Consistência é o nome do jogo! É preciso disciplina e consistência. Conte conosco para auxiliar você nesse processo.

Créditos: LinkedIn Sales Navigator

Desafios para vender no Brasil

90% dos problemas em vendas no Brasil estão relacionados a utilização de CRM: sistema de gerenciamento do relacionamento com clientes. Esse mecanismo permite a criação de relatórios embasados e elaborados para treinamentos e planejamentos de vendas.

Apesar de ser um país em que esse mercado cresce bastante, o Brasil é um lugar em que as pessoas não são devidamente treinadas para vender. O vendedor contemporâneo, com exceções, está mais interessado em técnicas, do que na transmissão de valores através das mercadorias e dos serviços ofertados.

A grande questão é que embora a técnica seja muito valorizada, as compras são feitas baseadas na emoção, e é por esse motivo, que muitos vendedores erram em negociações ou perdem clientes.

O combustível para seguir

Todo vendedor sabe que trabalhar com vendas não é simples, é preciso ter muita motivação para: bater metas, inovar, correr atrás de clientes e não desistir nas dificuldades.

Como é possível manter essa tal motivação, sobretudo em tempos de crise? Em primeiro lugar, pense com racionalidade. Vendedor precisa ter a cabeça fria ou tentar pelo menos. Um momento de crise é um momento de crise em virtude a algum evento anterior.

Recapitule os momentos de contratação das pessoas, pense em como é o relacionamento da empresa com os funcionários, quais benefícios os colaboradores possuem…. Todos esses fatores influenciam a performance da equipe. Entender a causa do problema é o primeiro passo para resolvê-lo.

Procure ser positivo, ainda que o cenário seja desfavorável. Lembre-se que vendedores são portadores de boas notícias, existem para solucionar problemas. Mesmo que esteja em um dia não tão agradável, você pode tornar o dia do seu cliente melhor.

De acordo com o Linkedin, o panorama das vendas no Brasil, apesar de fortemente afetado pela COVID-19, criou um cenário em que mudanças rápidas nas táticas aconteceram, e possibilitou uma nova perspectiva nas tendências de vendas, trazendo urgência a mudanças profundas que já estavam ocorrendo.

As vendas vieram para ficar. Profissionais em todo o mundo estão se adaptando à venda remota e vendo sucesso, segundo pesquisas realizadas pelo Linkedin. Apesar das crises, sempre existem possibilidades de se reinventar e descobrir novas habilidades.

Nós do Além da Facul estamos aqui para passar por essas crises com você. Acreditamos fortemente que a capacitação e a educação podem transformar o mundo e mudar o rumo das coisas. 🙂

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Por: Nathália Morais

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