Timidez – Quando ser tímido é um problema?

Muitas pessoas encaram a vida de uma maneira extrovertida e assim conseguem fazer amigos e cativar muitas pessoas independentemente do local que estejam, outras porém têm a timidez como um atributo marcante de suas personalidades.

Certamente, essa característica atrapalha muitas pessoas no mundo, uma vez que as sensações de constrangimento, incômodo causadas pela timidez, podem fazer com que você deixe de chegar a muitos lugares.

A propósito, a timidez é uma representação imediata do que certas pessoas sentem quando encontram outras, ou são colocadas em situações de exposição. Muitas pessoas acreditam que é um reflexo para o medo que sentimos da inadequação.

Nesse sentido, é muito comum confundir esse fator com introversão, contudo esses dois conceitos são diferentes.

A saber, pessoas tímidas se sentem mal quando encontram outras, e em muitos casos, não gostam da situação em que se encontram.

Em outras palavras, têm em vista ter vínculos mais profundos com os outros, contudo não conseguem suportar a ansiedade ocasionada por essa ação.

Em contrapartida, indivíduos introvertidos são reservados pela sua própria personalidade, e à medida que o tempo passa se sentem mais confortáveis para interagir com outras pessoas.

Quando a timidez é um problema?

Certamente não é em todos os casos que a timidez é um problema.

Em suma, muitas pessoas tímidas ou introvertidas podem ser ótimos líderes e empreendedores.

Por certo, você precisa se preocupar no momento em que notar que está deixando de desenvolver seus projetos, e de conhecer novas pessoas por causa disso.

Isto é, atente-se caso esse sentimento for capaz de te paralisar.

Muitas vezes, pessoas tímidas possuem:

  • Nenhuma autoconfiança, e pouco autoconhecimento.
  • Preocupação excessiva com a aprovação das pessoas.
  • Falta de autoestima.
  • Medo da reprovação.

Isso faz com que esses indivíduos gastem muita energia controlando o que fazem, e o que deixam de fazer, além das falhas que cometem em seus percursos.

Só para ilustrar, os tipos mais sérios são conhecidos como ansiedade social e fobia social.

Se você se sente nervoso e ansioso quando está diante de alguma situação diferente, como quando vai conhecer a família da sua namorada( ou namorado), não se preocupe, é normal sentir timidez nesses casos.

Mas se você tem sensações típicas de pessoas tímidas todos os dias, e fica desconfortável com isso, procure ajuda, e continue lendo para colher algumas dicas práticas de como solucionar esse problema.

O que causa esse sentimento e como vencê-lo?

Antes de qualquer coisa, vamos deixar uma coisa bem clara: você não vai deixar de ser tímido de uma hora para outra, e não precisa fazer isso.

Lembre-se: nem sempre isso é um problema.

Posto que essa característica pode ser ocasionada pelo temor da rejeição, pela carência de atenção, pela insegurança, e até mesmo pela vontade de realizar todas as coisas de forma excelente, tenha em mente que não é impossível se tornar menos tímido.

Procure aceitar os seus defeitos e as suas qualidades, e entender essa característica como uma qualidade possível a qualquer ser humano. Em outras palavras, você não é menos capaz que outras pessoas por ser tímido.

Obrigue-se a sair da sua zona de conforto, e embora pareça difícil, continue tentando.

Use suas dificuldades ao seu favor. Sabia que pessoas tímidas e introspectivas são ótimas ouvintes? Você pode ser um ótimo líder, uma vez que um bom líder precisa saber ouvir seu time.

Cogite estudar um idioma diferente, ou fazer alguma atividade extra. Você vai conhecer pessoas novas.

Acima de tudo, respeite seu tempo e saiba que a timidez pode ser sua aliada quando estiver presente na medida certa dentro dos seus planos e estratégias.

Conte sempre conosco para se desenvolver.

Até a próxima.

Deixe seu comentário