Thiaguinho:o que há por trás de uma carreira de sucesso?

O Thiaguinho foi o convidado do MBA Fora de hora desta terça. Ao lado do Bernardinho, ele contou sobre sua trajetória na música e as lições que aprendeu durante sua jornada até aqui.

A indústria musical é um meio em que a concorrência existe em níveis bastante elevados, ainda assim, Thiago André Barbosa sempre se destacou e teve seu espaço.

Sinônimo de carisma e alegria, tornou-se conhecido após participar do Fama: um Talent Show da Rede Globo.

Depois disso, ele passou a integrar o Exaltasamba, quando considera que de fato iniciou sua carreira artística.

O início de um sonho

Seus pais são professores de educação física e como a maioria dos professores, eles sempre possuíram a disciplina como regra de ouro. Thiaguinho cresceu em um ambiente propício à formação de líderes.

Um bom líder precisa ser disciplinado e desenvolver autocontrole diante das circunstâncias da vida.

Segundo o empresário Macus Marques, pessoas que têm disciplina conseguem traçar metas para alcançar seus objetivos e colocá-las em prática sem se perder no meio do caminho.

Aliado a constância e disciplina, Thiaguinho sempre foi movido por seu sonho: continuamente sonhava grande.

Esse é o componente principal para qualquer empreendedor. A vontade de fazer a diferença na vida das pessoas, de encontrar soluções para problemas: é o seu propósito que precisa te mover.

Quando Thiago focou em seu sonho de ser cantor, se esforçou para isso, ele chegou muito mais longe do que imaginou chegar.

Não tenha medo de sonhar, sonhos são importantes e fazem parte do processo. Lembre-se somente que você é o único responsável por eles. Então se esforce todos os dias para realizá-los.

Créditos: Rondonotícias

Foi fácil?

Definitivamente a jornada empreendedora não é fácil. Seja ela no mundo corporativo ou nas artes, os obstáculos sempre irão existir.

“São tantos problemas que o empreendedor acaba gastando parte considerável do seu tempo tentando apagar incêndios e, por falta de foco, acaba não dedicando tempo e atenção necessários para resolver seus maiores desafios”
Endeavor

Thiaguinho começou o curso de comunicação social, em que permaneceu por dois anos até entrar no Fama. Ele não venceu o programa, mas ter participado foi o bastante para aprender ensinamentos de uma vida.

Ser duramente criticado pelos jurados, receber mentorias, trocar experiências com os colegas que também estavam concorrendo…. Todos esses fatores foram determinantes para que ele se tornasse alguém melhor e mais preparado.

Para Thiaguinho, desistir seria impossível. Mas é mentira afirmar que o pensamento não passou por sua cabeça. Quando montou o seu escritório e precisou começar a lidar com decisões difíceis, por exemplo, foi complicado para ele.

Entretanto, a paixão pelo seu propósito, a responsabilidade com o seu trabalho, com as pessoas que trabalham com ele e o respeito que tem pela arte e por seus fãs o motivaram a continuar.

Os momentos de desconforto são necessários para que o crescimento aconteça. Portanto, aproveite cada momento da sua caminhada, inclusive nos declives e trechos em que fica mais difícil de respirar.

São nesses lugares em que seus sentidos vão estar mais sensíveis para perceber o seu ego e a sua vaidade.

É muito difícil não ficar envaidecido com todos os elogios que recebemos ao longo da vida, somos humanos e mesmo sem perceber, buscamos aprovação.

Então, procure se conhecer. Agradeça os elogios, mas saiba que ninguém é especial: somos todos falhos e vulneráveis. Podemos nos esforçar para desenvolver trabalhos fantásticos e úteis, mas isso não nos torna melhores do que ninguém.

Liderança e racismo

Thiaguinho levantou uma questão muito importante durante a Live: quantos líderes negros existem perto de você? O número é equivalente ao de lideranças brancas?

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o número de desempregados no terceiro trimestre do ano de 2017 estava em 13 milhões, sendo quase 64% negros.

Como consta no site Dmt, a desigualdade nas oportunidades pode afetar seriamente o desenvolvimento humano. O acesso reduzido à educação e ao trabalho formal influencia diretamente renda e o desenvolvimento da população negra.

Por isso que combater o racismo e falar sobre esse tema é um papel de todos nós.

Instagram/ Thiaguinho

“Assim como no caso de universidades, que implementaram ações afirmativas sem esperar por leis que tratassem em detalhe do assunto, as empresas podem fazer seus próprios programas de equidade racial, fundados no arcabouço legal da Constituição Federal, de tratados internacionais e outras normativas que, há décadas, já tornaram possível a adoção de ações afirmativas também no trabalho”

DMT

O Empreendedor:

Thiaguinho notou que seu sonho havia se tornado também um negócio quando entrou no Exaltasamba. No grupo percebeu quantas pessoas eram necessárias para que um bom resultado fosse entregue.

Uma boa equipe é uma das bases para que o seu negócio funcione. Diferentes pontos de vista podem contribuir para a solução de problemas e obtenção de conhecimento.

Nesse momento, liderar é ainda mais desafiador. Em momentos de crise, lidar com muitas pessoas e ter posturas mais incisivas não é uma tarefa simples, embora necessária.

Um bom líder precisa se comunicar bem: não necessariamente falar muito. Precisa ser entendido pelos seus companheiros.

É necessário se posicionar, aceitar os riscos, tomar a frente e saber ouvir. Escute com atenção e reflita sobre o que está sendo falado pelas pessoas: esteja presente não só em corpo, mas em pensamentos também. Exercite a sua escutatória!

E o Tardezinha?

O projeto foi idealizado pelo Thiaguinho e por seu amigo Rafael Zulu: como o cantor gravava um programa durante os domingos à noite, pensaram em uma programação para a tarde.

“Era para ser uma reunião de amigos aos domingos para cantar músicas e comer uma carne, e se tornou uma festa conhecida no país todo em que as pessoas saiam felizes” Thiaguinho

A iniciativa teve um início e também um final. Thiago sentia que precisava se reinventar, mas colhe bons frutos da realização, assim como guarda memórias felizes dos momentos vividos.

Bons líderes são como atletas: precisam estar continuamente buscando se desenvolver. Apesar dos números que alcançou com suas músicas e de todo sucesso, Thiago sabe que seu comportamento em busca da excelência sempre pode melhorar.

Ser responsável, procurar ter uma boa gestão de carreira e inovar em todos os momentos é essencial.

Que assim como ele, você também busque ser um líder melhor. Nós do Além da Facul estamos aqui para te ajudar!

Gostou deste artigo?

 Assista a Live aqui, e compartilha com alguém que você acha que vai curtir também.No instagram do Além da Facul estamos sempre compartilhando conteúdo sobre people skills, liderança, empreendedorismo.

Por: Nathália Morais

2 comentários em “Thiaguinho:o que há por trás de uma carreira de sucesso?”

  1. Maravilhoso! Sempre fui muito fã dele e hoje me dedico à minha carreira artística e vejo o quanto é desafiador principalmente como cantora negra! Parecia tudo muito mais simples quando apenas assistia aos shows, as dicas sob Thiago foram valiosas, gratidão!

    1. Que bom que você curtiu! Ele realmente é fenomenal. Fica por aqui, sempre temos conteúdos novos que podem te ajudar na sua carreira. Inclusive, sucesso para você 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *