Tenacidade – Por que é fundamental desenvolver?

Tenacidade - Por que é fundamental desenvolver?

Você já ouviu falar sobre tenacidade alguma vez na vida? A saber, esse termo é bastante conhecido no meio científico, já que nomeia uma importante característica dos materiais.

No entanto, hoje eu quero apresentá-lo a você numa perspectiva diferente. Isso porque a tenacidade também é essencial para quem tem o sonho de empreender.

Falando cientificamente, a tenacidade é a capacidade que determinado objeto tem de acumular energia sem quebrar. Mas na vida, você pode admitir que essa é a habilidade que vai te ajudar a passar pelas dificuldades, e se adaptar a elas.

Como você deve imaginar, indivíduos mais capacitados são aqueles que conseguem ser submetidos a riscos, e apesar deles, continuar evoluindo.

Ademais, quanto mais tenaz você for, maior será a sua determinação e ousadia na busca pelos seus objetivos.

Dessa maneira, se você quiser entender um pouco mais sobre essa habilidade, e como desenvolvê-la, continue lendo o texto!

O que é tenacidade?


Como eu já disse no início do texto, tenacidade é a habilidade que uma pessoa tem em superar os obstáculos e momentos difíceis.

E antes que você pense que não, essa capacidade é muito mais complexa que uma atitude na vida.

A saber, quando você desenvolve essa característica está direcionando seus esforços e pensamentos para conseguir cumprir metas que muita gente nem considera tentar alcançar.

É por isso que você deve procurar treinar a sua mente nesse sentido.

Analogamente, vale mencionar que essa mentalidade está diretamente ligada ao desenvolvimento de outros setores, a exemplo do autocontrole e da resiliência.

Em suma, você precisa começar entendendo que é capaz de conquistar tudo o que deseja, desde que não desista e que se esforce para isso.

Como você age em tempos difíceis?

É um fato que todo mundo sempre vai enfrentar dilemas na vida, concorda?

Então o que diferenciam as pessoas que chegam lá das que não conseguem?

Falando de você: qual é a sua atitude quando as coisas dão errado, ou não saem como você havia planejado?

Se quiser saber se é uma pessoa tenaz, responder sinceramente a esse questionamento é o primeiro passo.

Você encara as adversidades como possibilidades de aprender, ou simplesmente desiste ao perceber que terá que ser mais resiliente?

E antes que se questione se essa é uma habilidade para você, permita que eu esclareça que todo mundo pode aprender a desenvolver tenacidade.

Basta esforço, dedicação e perseverança.

Portanto, quando estiver diante dos seus problemas, seja em casa, no trabalho, ou até no início da sua jornada empreendedora, lembre-se que você é maior que seus problemas.

Se deixar abater por eles não deveria ser uma opção.

Muitas vezes será difícil, mas saiba que você pode se adaptar nessas circunstâncias sem romper a sua estrutura.

Como desenvolver a tenacidade

  • Em primeiro lugar, procure se conhecer melhor. Entenda o que incomoda você, e reflita sobre os motivos que fazem tais fatores serem vistos dessa forma.
  • Tendo feito isso, procure ficar atento a situações em que você se permite levar por emoções ruins. Quando perceber que isso está acontecendo pare e espere que a sensação passe.
  • Tente enxergar os momentos difíceis e as suas implicações com mais otimismo – Afinal, lamentações não são capazes de ajudar ninguém, né?
  • Estabeleça metas concretas e objetivos claros, contudo esteja pronto para começar de novo se algo der errado.

Depois de tudo isso, espero de coração que você esteja decidido a desenvolver sua tenacidade.

Mas não esqueça que por aqui estaremos sempre prontos para te ajudar.

Um abraço, e até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *