Antes de tudo, você já ouviu o termo storytelling antes?
Sabia que muitas grandes empresas utilizam a narração de histórias a anos para alcançar seus objetivos?
E esses objetivos não se restringem a apenas vender.
Certamente é possível gerar algo maior através dessa técnica, alguma coisa como um propósito.
Primeiramente vamos aos conceitos.
Storytelling representa “a arte de contar histórias”.
É muito importante não apenas por possibilitar a narração de histórias, mas por viabilizar a conexão entre pessoas.
Nesse texto nós vamos te contar como.
Primordialmente, gostaria que você pensasse em grandes marcas que costumam transmitir uma mensagem e muitas vezes causar sentimentos de empatia e reconhecimento em você.
Que tal a Disney?
“If you can dream it, you can do it”, você se lembra?
Já parou para ouvir algum relato de alguém que visitou o lugar?
As filas nos parques para os brinquedos são enormes.
A saber, é fácil passar mais de três horas em uma para assistir alguma atração.
Mesmo assim, as pessoas continuam amando a Disney e amando a experiência de estar lá.
Em que lugar do mundo alguém ficaria feliz por esperar em uma fila por horas embaixo de sol?
Certamente esse é um dos poderes do storytelling.
Quer saber mais sobre esse recurso, e assim conseguir gerar conexão com a sua marca?
Então confira essas dicas sobre a temática.
Conceito e objetivo do storytelling
Assim sendo, esse é um grupo de métodos utilizados na escrita, com elementos estabelecidos de maneira pragmática, que precisam conduzir os personagens a uma mudança e transformação.
Inegavelmente o principal objetivo de quem utiliza essa técnica é gerar conexão e empatia entre leitores e personagens.
Entretanto, o storytelling pode ser utilizados para muitos outros fins, dentre os quais estão:
- Divertir
- Comunicar
- Convencer
- Incentivar e criar propósitos
Formas de fazer storytelling
Uma história pode ser narrada e construída tendo como base fatos ou ficção.
É importante destacar que quando falamos em construir uma marca e uma identidade, é essencial criar histórias apoiadas em fatos.
Contar mentiras no storytelling da sua marca não é uma boa ideia.
Isso pode te gerar muitas dores de cabeça.
Diante disso, o ideal é usar a verdade, e fazer ligações com elementos ficcionais para aproximar sua narrativa do público.
Principais elementos
Concentre-se em seguir esses pontos para construir o seu storytelling.
- Personagem: crie alguém com quem seu público possa ter identificação, características emocionais e físicas são importantes.
- Problema: um desafio que o seu personagem precise superar.
- Facilitador que mude o rumo da história
- Transformação do personagem
Além disso, pense em como vai contar a sua história, que contexto vai utilizar…
Todos esses fatores são importantes e vão contribuir para que o storytelling atinja os objetivos esperados.
Esperamos que você tenha gostado das dicas sobre storytelling.
Estamos sempre aqui para caminhar ao seu lado rumo ao desenvolvimento.
Até a próxima.