Storytelling: Entenda como edificar a história da sua marca

Antes de tudo, você já ouviu o termo storytelling antes?

Sabia que muitas grandes empresas utilizam a narração de histórias a anos para alcançar seus objetivos?

E esses objetivos não se restringem a apenas vender.

Certamente é possível gerar algo maior através dessa técnica,  alguma coisa como um propósito.

Primeiramente vamos aos conceitos.

Storytelling representa “a arte de contar histórias”.

É muito importante não apenas por possibilitar a narração de histórias, mas por viabilizar a conexão entre pessoas.

Nesse texto nós vamos te contar como.

Primordialmente, gostaria que você pensasse em grandes marcas que costumam transmitir uma mensagem e muitas vezes causar sentimentos de empatia e reconhecimento em você.

Que tal a Disney?

“If you can dream it, you can do it”, você se lembra?

Já parou para ouvir algum relato de alguém que visitou o lugar?

As filas nos parques para os brinquedos são enormes.

A saber, é fácil passar mais de três horas em uma para assistir alguma atração.

Mesmo assim, as pessoas continuam amando a Disney e amando a experiência de estar lá.

Em que lugar do mundo alguém ficaria feliz por esperar em uma fila por horas embaixo de sol?

Certamente esse é um dos poderes do storytelling.

Quer saber mais sobre esse recurso, e assim conseguir gerar conexão com a sua marca?

Então confira essas dicas sobre a temática.

Conceito e objetivo do storytelling

Assim sendo, esse é um grupo de métodos utilizados na escrita, com elementos estabelecidos de maneira pragmática, que precisam conduzir os personagens a uma mudança e transformação.

Inegavelmente o principal objetivo de quem utiliza essa técnica é gerar conexão e empatia entre leitores e personagens.

Entretanto, o storytelling pode ser utilizados para muitos outros fins, dentre os quais estão:

  1. Divertir
  2. Comunicar
  3. Convencer
  4. Incentivar e criar propósitos

Formas de fazer storytelling

Uma história pode ser narrada e construída tendo como base fatos ou ficção.

É importante destacar que quando falamos em construir uma marca e uma identidade, é essencial criar histórias apoiadas em fatos.

Contar mentiras no storytelling da sua marca não é uma boa ideia.

Isso pode te gerar muitas dores de cabeça.

Diante disso, o ideal é usar a verdade, e fazer ligações com elementos ficcionais para aproximar sua narrativa do público.

Principais elementos

Concentre-se em seguir esses pontos para construir o seu storytelling.

  • Personagem: crie alguém com quem seu público possa ter identificação, características emocionais e físicas são importantes.
  • Problema: um desafio que o seu personagem precise superar.
  • Facilitador que mude o rumo da história
  • Transformação do personagem

Além disso, pense em como vai contar a sua história, que contexto vai utilizar…

Todos esses fatores são importantes e vão contribuir para que o storytelling atinja os objetivos esperados.

Esperamos que você tenha gostado das dicas sobre storytelling.

Estamos sempre aqui para caminhar ao seu lado rumo ao desenvolvimento.

Até a próxima.

Alvaro Schocair

Álvaro possui vasta experiência em negócios e mercado financeiro, já tendo participado de 4 IPOs. É fundador da Quebec Impact Assets e da Link School of Business, onde atua também como professor, e sócio do Além da Facul.

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