SLA: O que significa e qual sua importância?

SLA: O que significa e qual sua importância?

O SLA surgiu no setor de gestão de projetos, e a cada dia é responsável por transformar as relações de mercado.

A saber, o SLA é uma ferramenta que possibilita que a contratação de serviços prestados seja formalizada em um contrato.

Além disso, o significado de SLA, Service Level Agreement, na tradução para o português é:  Acordo de Nível de Serviço – ANS, e foi criado para gerir a contratação de serviços.

Mesmo se nunca ouviu falar sobre o assunto, esteja certo que entendê-lo é completamente possível.

Nesse hiato, imagine que você irá contratar um serviço no modelo outsourcing, e está buscando registrar um acordo prévio para a realização do trabalho.

O que você pode fazer?

Decerto que a forma proposta pela SLA é estabelecer um contrato claro e objetivo sobre os deveres e direitos de ambas as partes.

Assim vai ser mais fácil garantir que todos os envolvidos cumpram as atividades pelas quais ficaram responsáveis.

Analogamente, o objetivo do contrato é estabelecer as atividades que devem ser realizadas pelo contratado, certo?

Portanto, no momento do contrato, devem estar descritos todos os detalhes associados à prestação de serviços.

Sem dúvidas é uma excelente maneira de evitar maiores problemas.

Diante disso, perceba que quando se trata de terceirização, esse é um tema que causa bastante dor de cabeça nas pessoas.

Mas afinal, o que é SLA?

Antes de qualquer coisa, perceba que o termo Service faz menção a necessidade das condições associadas aos serviços prestados constarem no acordo.

Ou seja, o objetivo é que seja esclarecido o que deve ser feito, a maneira que a atividade deve ser realizada, e o prazo para a execução do serviço.

Certamente é necessário que tudo esteja escrito no documento.

Agora quero que você reflita sobre uma situação mais chata.

Suponha que sua empresa contrate um serviço, com os termos do serviço descritos, mas a realização do trabalho atrasa.

Sem dúvidas, situações assim atrapalham qualquer um, e podem ocasionar prejuízos operacionais e financeiros.

Agora falando no segundo termo, o Level, é válido ressaltar que ele está vinculado ao nível do serviço prestado.

Por fim, Agreement, é de fato o contrato que é realizado.

Nesse sentido, representa o documento que irá oficializar os termos do serviço.

Entenda os benefícios

Inegavelmente existem várias vantagens em implementar esse mecanismo na sua empresa.

Os benefícios vão desde a transparência entre as partes envolvidas, que promovem a confiança, até a credibilidade e manutenção da marca da empresa.

Isso é bastante útil, uma vez que os envolvidos profissionalizam o serviço.

O mesmo vale para quem está sendo contratado, inclusive.

Como elaborar?

Agora é hora de colocar a mão na massa.

O passo a passo é o seguinte:

  • Elabore os termos base do contrato
  • Defina as responsabilidade dos envolvidos
  • Estabeleça o acordo, e realize o serviço
  • Acompanhe os indicadores de desempenho

Não esqueça que existem diversos exemplos de como fazer isso na rede.

Sem dúvidas, você deveria usar um deles para te ajudar a elaborar o seu.

Mas lembre-se sempre que o seu maior objetivo deve ser buscar a clareza e a objetividade nos termos do seu documento.

De fato, o SLA pode ser uma ferramenta poderosa para terceirizar serviços sem perder a qualidade.

E se quiser se desenvolver, conte conosco!

Até breve.

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