A sinergia e seu papel facilitador nas relações

A sinergia e seu papel facilitador nas relações

Trabalho em equipe, colaboração, soma de esforços são termos que você com certeza já ouviu e até proferiu várias vezes. Mas você já ouviu falar em sinergia?

Cada vez mais utilizado no mundo corporativo, a sinergia é algo muito buscado em todos os relacionamentos. Você já ouviu falar sobre?

Só para esclarecer, a sinergia é um termo de origem grega e por ser traduzido como cooperação.

Ou seja, é a soma de esforços de várias partes em busca de um mesmo objetivo ou resultados determinados.

Em outras palavras, é quando o trabalho em conjunto supera a soma dos esforços individuais.

Sendo assim, para desenvolver sinergia, é preciso que haja pelo menos duas pessoas trabalhando no projeto.

Mesmo que estejamos utilizando o termo para ambientes corporativos, você pode pensar nessa aplicação também na sua vida pessoal.

Afinal, você e seu/sua parceiro/parceira estão trabalhando em prol de fazer um ao outro felizes.

SINERGIA para o mesmo objetivo

Num primeiro momento, a importância de cooperação, colaboração e soma de esforços parece muito óbvio no ambiente de trabalho, certo?

No entanto, vale a pena falar um pouco mais sobre essa que pode ser uma estratégia fundamental de Recursos Humanos.

Ela procura chegar a um o objetivo comum, e no final das contas acaba surgindo algo muito bacana: o sentimento de que todos os esforços reunidos valem mais do que as metas pessoais.

Ademais, é extremamente importante para qualquer organização que seus colaboradores estejam em sintonia, devidamente integrados e com objetivos alinhados.

Dessa forma, todos trabalharão de maneira mais produtiva e harmoniosa.

Com efeito, existem seis pontos relevantes necessários para constituir a sinergia empresarial:

  • União;
  • Cooperação;
  • Respeito;
  • Foco;
  • Lealdade;
  • Cooperação.

De tal forma que o seu departamentos e os outros presentes no lugar que você trabalha devem se unir para a resolução dos mais diversos problemas.

Colabore com você mesmo

É possível também pensar na sinergia do lado de fora do trabalho: a sua vida!

Tenho certeza que você se preocupa em dar o seu melhor na sua empresa. É fundamental que você procure evoluir mesmo fora do ambiente de trabalho.

Ao mesmo tempo, ter uma rotina de qualidade com sua família e amigos, praticar esportes e alimentar seus hobbies é fundamental para que você se sinta bem.

Nesse sentido, equilibrar a vida profissional com a sua vida pessoal é crucial para um bom desempenho no seu dia a dia.

A comunicação entre esses dois aspectos da sua vida também vai influenciar em como você performa na empresa e como você recarrega suas energias.

Ou seja, sua vida deve estar em harmonia entre casa e trabalho.

Só assim você conseguirá colaborar propriamente no objetivo da empresa.

A colaboração mútua é conquistada

Todavia, você deve trabalhar de maneira contínua se quiser conquistar esse estado de forma genuína.

O desenvolvimento de algumas estratégias vai diminuir os erros, tornar o ambiente de trabalho mais eficaz e aumentar o engajamento entre os times.

Uma delas é trabalhar a escuta ativa para opiniões diversas e livre de julgamentos.

Assim você vai atrair mais as pessoas e deixá-las à vontade para colaborar.

Da mesma forma, deixe claro o papel de cada um individualmente e como essa atividade contribui para todo, mas evite criar dependentes.

Por fim, ao estimular a sinergia no seu ambiente de trabalho, você poderá criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento e crescimento do todo.

Você vai ver! Os resultados poderão ser sentidos a longo prazo.

Conte conosco para desenvolver a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *