Segurança psicológica – Importância para gerar inovação

Você certamente concorda que é muito importante que uma empresa seja capaz de promover um espaço sadio e propício para seus colaboradores trabalharem, certo? A saber, para que isso aconteça a liderança precisa aprimorar a segurança psicológica da organização.

Em suma, em empresas em que existe segurança psicológica, as pessoas podem sugerir propostas e ousar sem receio de serem julgadas.

Antes de me aprofundar um pouco mais na temática, contudo, saiba que segurança psicológica é atuar de maneira com que os funcionários de um time saibam e sintam que de fato, não precisam ter medo de correr riscos dentro da empresa por causa das suas opiniões, ou por alguma limitação momentânea.

Sem dúvida, existem muitos empreendimentos que condenam pessoas que demonstram vulnerabilidade, o que é um erro para quem quer aumentar a produtividade dos colaboradores.

Por outro lado, quando existe respeito e harmonia dentro do ambiente de trabalho, é provável que seus funcionários sintam-se confortáveis para conversar claramente com você, e assim será mais fácil identificar os pontos que precisam de ajustes.

Segurança psicológica – Liberdade para ousar e mais chances de sucesso

Posto que as pessoas sentem-se seguras para serem elas mesmas, no sentido de realizarem seu trabalho da forma mais eficaz e autêntica que possam, é muito provável que seu negócio seja beneficiado por várias ideias, e com isso, tenha mais inovação.

Afinal, todos entendem que são livres para sugerir e testar possibilidades que agreguem valor ao negócio, e sabem que bons resultados vão trazer vantagens não apenas para a empresa enquanto organização, mas também para todo o time.

Quanto aos erros que certamente vão acontecer, nesses cenários, eles são usados para potencializar o aprendizado.

Você já trabalhou em lugares assim? Certamente é muito diferente, não é?

É empreendedor? Como é que os seus funcionários se sentem ao trabalharem para você?

Aqui no ADF nós sempre enfatizamos a importância da inovação, se você acompanha minimamente nosso conteúdo já deve ter percebido isso.

Em resumo, a grande verdade é que empresas que não inovam ficam para trás, e são engolidas pela necessidade que o futuro exige.

Só que como você pode ter um negócio inovador, se não permite que as pessoas que trabalham ao seu lado sejam livres para inovar, e para errar quando for preciso correr o risco?

Finalmente, esteja certo que os frutos de investir em segurança psicológica na sua empresa são garantidos.

Só para exemplificar, as vezes as pessoas ficam inseguras em perguntar, tirar dúvidas, pelo tom de deboche de outros colegas, e isso acaba dificultando que elas melhorem os processos que são responsáveis em fazer.

Como possibilitá-la?

  • Realize feedbacks;
  • Mostre-se mais tolerante e aberto;
  • Escute antes de falar;
  • Esteja disponível para ajudar, e deixe claro que está disponível;
  • Não penalize as pessoas quando errarem, mas antes de tudo, converse e procure entender o que aconteceu.

Tomara que esses insights sobre segurança psicológica tenham ajudado você.

Lembre-se que sempre pode contar com a nossa equipe para realizar seus planos e projetos.

Até mais.

Deixe seu comentário