Segmentar pessoas para conseguir vender melhor

Segmentar pessoas para conseguir vender melhor

Se você trabalha com vendas já deve saber que segmentar potenciais consumidores para o seu negócio é fundamental.

Além disso, em tempos de crise, é muito importante possuir uma abordagem assertiva para conseguir segmentar pessoas, e assim ter uma estabilidade financeira no seu negócio.

Mas para começo de conversa, vamos esclarecer o que é segmentar pessoas, e a importância de priorizar essa atitude no seu plano de negócios.

Além disso, vou te passar algumas sugestões de ferramentas legais para se sair bem nesse processo.

Segmentar clientes: O que isso significa?

É fato que muita gente já deve ter ouvido esse termo no setor comercial, mas poucas sabem como fazer isso.

Antes de qualquer coisa, é válido pontuar que o ato de segmentar potenciais compradores não é nada mais do que dividir clientes em segmentos ou áreas diferentes.

Nesses grupos, é possível identificar características comuns que acabam tornando as ações de marketing mais simples de serem executadas.

De forma geral, você terá mais chances de adquirir e negociar com pessoas que podem comprar seus produtos, e utilizar seus serviços.

Se quiser uma ilustração para conseguir visualizar as coisas mais facilmente, anota aí esses exemplos de segmentação de pessoas:

  • Mães solteiras
  • Universitários desempregados
  • Startups com pouco tempo de mercado

No entanto, você sabe os motivos pelos quais é tão importante dividir seus clientes?

Não? Então confere aí.

Por que segmentar clientes?

O primeiro ponto que a gente precisa deixar claro logo nesse início é que ao fazer uma boa segmentação, a sua empresa poderá focar no perfil de prospect mais adequado.

Ou seja, as pessoas que têm os problemas que a sua empresa pode resolver.

Diante disso, não esqueça que seus vendedores precisam ter foco, pois assim você vai evitar desperdiçar seus recursos, e assim antecipar os prejuízos que podem surgir.

Além disso, a área comercial também é responsável por garantir a rentabilidade do negócio.

A saber, o estágio em que prospectamos clientes é essencial para que isso aconteça.

Através da segmentação você vai ser capaz de:

  • Direcionar suas abordagens e suas campanhas
  • Focar nos grupos de pessoas que realmente podem consumir seus produtos
  • Reter clientes

Agora não vá pensando que todo tipo de segmentação é igual.

Saiba que existem várias variáveis que precisam ser consideradas.

Conheça alguns tipos de segmentação

  •  Geográfica
  •  Demográfica B2C
  •  Demográfica B2B
  • Psicográfica
  • Comportamental

Nesse sentido, você também precisa estar atento a boas ferramentas para conseguir fazer uma segmentação eficiente.

Um bom sistema de CRM pode ser bastante eficiente.

Mas não esqueça de que uma plataforma de dados atualizados também é importante.

Além disso, contar com boas ferramentas de anúncios online pode fazer muita diferença.

Por fim, tomara que essas dicas tenham te feito entender a necessidade de segmentar!

Conta com a gente para te ajudar nesse processo, heim?

Até breve.

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