Saber ouvir na formação de líderes melhores

Saber ouvir na formação de líderes melhores

Você acredita que saber ouvir é uma característica necessária em líderes e gestores de equipes?

De fato, saber ouvir não é nada fácil. Principalmente porque vivemos em um mundo em que todo mundo sempre tem muita coisa a dizer.

O que você não pode fazer, no entanto, é não se esforçar para desenvolver a sua habilidade de saber ouvir. Ou seja, você precisa parar e verdadeiramente escutar as pessoas que estão à sua volta, e só conseguirá fazer isso à medida em que fortaleça a sua empatia.

Não dá para negar que atualmente estamos expostos a infinitas informações, que são colocadas em jogo muito rápido.

Então o que acaba acontecendo é que você pode acabar se sentindo forçado a se expressar em todos os momentos que tiver oportunidade de fazer isso.

O problema é que muitas vezes, ao fazer isso, deixamos de ouvir os outros, e consequentemente não aprendemos novas perspectivas.

A importância de saber ouvir os outros

Com a rotina, fica tudo mais mecânico, e sem sentimento.

Às vezes você pode trabalhar ao lado de pessoas muito interessantes, cheias de conhecimento que podem compartilhar, mas ao optar em não escutar o que elas têm a dizer, você perde a rica oportunidade de aprender com elas.

Por causa da falta de paciência, e disponibilidade você pode estar afastando aqueles que podem ser potenciais parceiros.

Diante disso, vamos esclarecer que saber escutar é uma verdadeira arte, uma vez que poucas pessoas são capazes de compreender o que a outra pessoa está falando verdadeiramente.

A escutatória é extremamente importante para qualquer pessoa, porém para líderes ela é essencial.

Afinal, como é possível inspirar pessoas se você não consegue escutá-las e entender as suas principais dificuldades?

É preciso conversar com as pessoas não competindo com elas.

Afinal, você não está em uma guerra de argumentos.

A partir disso fica mais que evidente que você não pode apenas se expressar bem, e usar palavras bonitas para convencer aqueles que estão falando com você.

É fundamental procurar entender a pessoa com quem está conversando, se colocar no lugar dela, ao passo que se esforça para compreender as razões que levam-na a dizer o que disse.

Então o que você pode fazer é evitar julgar as experiências ou percepções dos outros, esse é um excelente começo.

Nessa perspectiva, é preciso ser empático na prática, não apenas na teoria.

Procurando pessoas que precisam ser ouvidas

Em síntese, você não precisa procurar pessoas por aí que querem ser ouvidas, já que no final das contas, todo mundo precisa ser ouvido de alguma maneira.

E sim, isso também inclui você.

Então mesmo que você esteja em um cargo de liderança, precisa saber que é natural ser vulnerável.

Não existem super heróis, isto é, mesmo líderes não têm todas as respostas.

Portanto, não deixe de expressar às pessoas que compõem o seu time o que você realmente pensa, suas dúvidas e anseios.

Assim poderá conseguir ajuda, e obter soluções para as questões que te impedem de chegar ao seu objetivo.

Analogamente, para conseguir saber ouvir as pessoas, comece exercitando sua escutatória com aqueles que estão mais próximos a você.

Da mesma maneira, procure evitar interrompê-las quando estiverem falando, e comparar as suas experiências com o que está sendo dito.

Lembre-se que só a pessoa sabe o que está passando, e as dificuldades que precisa enfrentar.

O processo fica mais fácil com o tempo, acredite.

Mas o começo pode ser mais difícil.

Então continue tentando, e assim certamente irá desenvolver sua capacidade de saber ouvir.

Por fim, estamos sempre por aqui para te ajudar a melhorar sua escutatória.

Até mais.

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