Reuniões produtivas – Como aproveitar melhor o tempo

Reuniões produtivas - Como aproveitar melhor o tempo

Todo mundo vai precisar participar de reuniões na vida de uma forma ou de outra.

No entanto, a maneira que você planeja e conduz as suas reuniões pode torná-las melhores e mais produtivas.

Uma vez que hoje em dia ninguém pode perder tempo, saber como liderar reuniões certeiras e funcionais vai te ajudar a encontrar soluções para os seus problemas de maneira muito mais eficiente.

No entanto, não me entenda mal! Não quero dizer que esses mecanismos não são importantes ou necessários.

Tais mecanismos são importantes e devem acontecer em qualquer negócio, uma vez que é naquele cenário que você poderá alinhar estratégias com o seu time para os mais diversos dilemas.

O que quero dizer, por outro lado, é que não dá para participar de reuniões que não produzem nenhuma ação.

Verdades indiscutíveis sobre reuniões

A primeira coisa que precisa ficar clara é que diferente do que muita gente pensa, você não precisa marcar reunião para tudo.

Muitas vezes você pode resolver os problemas que aparecem com uma ligação, através de um e-mail ou mesmo por uma mensagem de WhatsApp.

Da mesma maneira, lembre-se sempre que é fundamental ter um propósito claro ao convocar esses encontros.

Se não fizer isso possivelmente irá perder bastante tempo discutindo pautas que não têm muita relevância.

Por isso, para poupar o seu tempo e o da sua equipe nesses momentos, acompanhe as dicas que separei para você tornar seus encontros melhores.

Como ter uma reunião mais produtiva?

Como eu já disse no início do texto, o primeiro passo é ter objetivos claros.

Portanto, para chegar a sua pauta reflita sobre:

  • O que tem que resolver
  • Os pontos que precisam ser discutidos
  • Quem pode atuar para que o problema seja solucionado, e a maneira que isso deve ser feito

Certamente esses questionamentos podem te ajudar a enxergar melhor seus problemas, além de te preparar melhor para a ocasião.

Você vai chegar sabendo o que precisa discutir, e a partir daí as outras pessoas podem agregar com sugestões e apontamentos.

Ao ter feito isso, é provável que a sua pauta seja estabelecida.

Mas não esqueça: muitos pontos para discutir podem acabar impossibilitando que todos os temas sejam tratados.

Por isso, escolha os mais urgentes, e evite sair do assunto.

Da mesma forma, se possível, informe as pessoas que irão participar com você sobre os assuntos gerais que precisam ser discutidos.

Assim vai ser mais fácil que as pessoas também se planejem e reflitam sobre possíveis resoluções.

Sob o mesmo ponto de vista, dedique um tempo para estabelecer quanto tempo poderá ser dedicado a cada tema.

Além disso, selecione os membros do time que são mais indicados para te ajudar a tratar do assunto em questão.

Depois disso é só pensar no seu plano de ação, e começar a agir.

Tomara que depois dessas dicas suas reuniões sejam mais proveitosas.

Conte sempre conosco para atingir seus objetivos!

Até a próxima.

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