Recrutamento misto – Vantagens e desvantagens

Recrutamento misto – Vantagens e desvantagens

Você já ouviu falar em recrutamento misto?

Caso você não conheça essa modalidade do processo de contratação, vamos abordar as principais vantagens e desvantagens do recrutamento misto.

O recrutamento misto alterna características do recrutamento interno e do externo, ou seja, em um processo de seleção, há candidatos que já são funcionários da empresa, concorrendo com outros de fora da organização.

Nesse sentido, antes de abordarmos este formato híbrido, precisamos entender as principais características do recrutamento interno e do recrutamento externo.

O recrutamento interno busca preencher uma determinada vaga, realizando a movimentação de um colaborador que já faz parte do quadro de funcionários.

Este modelo oferece maior agilidade, menor custo, e tende a elevar o nível de motivação dos funcionários.

Em contrapartida, este formato pode gerar desconfianças em relação a possíveis favorecimentos, resultando em eventuais conflitos.

Além disso, o recrutamento interno impede que um funcionário externo traga a experiência de outras empresas para aquela determinada posição.

E, quando um funcionário é direcionado à outra função, a tendência é que um novo processo seja aberto para preencher a vaga deste funcionário.

Por outro lado, quando falamos em recrutamento externo, a empresa busca no mercado, uma pessoa que esteja apta a preencher determinada vaga.

Portanto, para este modelo de contratação, os funcionários da empresa não podem fazer parte do processo.

O recrutamento externo tende a ser mais imparcial, evitando conflitos, renovando as pessoas e trazendo conhecimento externo.

Todavia, este modelo tende a ser mais demorado, com maior investimento, e gerar dúvidas em relação aos novos contratados.

Você já entendeu, mas quer saber qual o melhor modelo, correto?

A resposta é simples: não existe o melhor modelo, e sim o mais adequado para cada situação.

Inclusive, a depender do cenário, o recrutamento híbrido pode ser a melhor alternativa.

Ao realizar o modelo misto, o departamento de Recursos Humanos dispõe de mais alternativas para avaliar e contratar o candidato ideal.

Entretanto, com esse leque maior, o processo tende a ser mais demorado e exigir maior investimento.

Caso um candidato externo seja contratado, o funcionário que já atua na empresa pode entender que a empresa não valoriza o funcionário.

Por isso, é importante comunicar aos funcionários que trata-se de um processo imparcial, onde as competências técnicas e comportamentais serão avaliadas.

Aliás, ao saber que competirá com candidatos externos, o funcionário tende a sair da zona de conforto e buscar cada vez mais conhecimento.

Então o recrutamento misto é sempre uma alternativa?

Apesar deste modelo, alternar as principais características do recrutamento interno e externo, nem sempre será a melhor opção.

Vamos imaginar que uma determinada empresa precisa preencher um cargo extremamente técnico e sabe que na empresa não há esse conhecimento.

Realizar um recrutamento híbrido iria apenas atrasar o processo de contratação, e provavelmente frustrar os funcionários que se candidatarem.

Este é um cenário indesejado por qualquer empresa, não é mesmo?

Neste caso, a melhor alternativa seria o recrutamento externo.

Aliás, muitas empresas optam por realizar primeiramente o recrutamento interno, e caso não consiga preencher a vaga, recorrem a candidatos externos.

Deste modo, os funcionários entendem que a empresa os prioriza, e que apenas buscará alternativas caso não consiga encontrar a solução internamente.

Avaliar o cenário e identificar as possibilidades, certamente são requisitos para um processo de seleção eficiente e eficaz.

É preciso entender a complexidade da vaga, a urgência para preencher a posição, a cultura organizacional, enfim, diversas variáveis.

Contudo, sempre avalie a possibilidade de utilizar o recrutamento misto.

Esperamos que o nosso conteúdo te ajude a se desenvolver.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *