Psicologia de vendas: Chave para entender o consumidor

Psicologia de vendas: Chave para entender o consumidor

Entender o comportamento e a forma como funciona a mente do consumidor é um dos principais conceitos da psicologia de vendas.

O assunto psicologia de vendas tem sido cada vez mais comentado, ainda mais com o avanço do marketing digital e a ampliação das ferramentas de vendas.

Nesse sentido, a psicologia de vendas é uma estratégia que procura vender produtos, a partir do comportamento dos consumidores.

Desde os métodos de seleção de cores, CTA (“Call to Action”) e as diversas estratégias de chamar a atenção do consumidor.

Assim, você já parou pra pensar que estamos o tempo todo avaliando, curtindo, visualizando e consumindo conteúdo?

Pois bem, todos querem chamar sua atenção e ganhar com isso.

Sem contar as chamadas e propagandas que aparecem no meio ou nas entrelinhas ao ver um vídeo no Youtube, filmes na Netflix ou seguir uma página de uma influência.

Psicologia de vendas – Como chamar atenção do seu usuário

Inegavelmente, termos como “Saiba Mais”, “Acesse agora”, “Clique Aqui”, “Não perca essa oportunidade” estão cada vez mais presentes em nossas telas.

Sem contar as telas chamativas, os conteúdos exagerados e as diversas chamadas que nos convidam no dia a dia para gerar o famoso “encantamento”.

Certamente, a verdade é que todos querem nos vender e nos convencer no mundo do marketing, e de alguma forma, o Lead tem que se tornar um convertido.

Diante disso, conhecer a psicologia de vendas faz bastante diferença e muitos têm experimentado excelentes resultados nesse aspecto.

Estratégias de vendas

As estratégias de vendas envolvendo o comportamento do consumidor e as preferências do seu público-alvo são importantes, seguem alguns destaques:

  • Ciência de Dados: Uso de dados para entender direcionar o seu público;
  • Psicologia das Cores: Escolha das cores ideais de sua marca e propaganda;
  • UX – User Experience: Criar experiências com o usuário e a percepção do produto/serviço;
  • Storytelling: Contar histórias e interagir com seu público;
  • Psicologia da Escassez: Gerar a necessidade de consumo do seu produto/serviço com promoções;
  • Geração de valor: Mostrar o valor e as vantagens.

Assim, muitas são as possibilidades de usar essa ciência a nosso favor, já que é cada vez mais comum encontrar técnicas sobre o tema.

Dessa forma, caso você trabalhe com vendas, não perca tempo e se aprofunde no assunto, pois entender o consumidor é bom para você, para seu público e para a sociedade.

Sob o mesmo ponto de vista, o mundo digital está cada vez mais concorrido e criativo, então não procure só pelas fórmulas prontas, vá além da média e se diferencie.

Contudo, não esqueça de ser autêntico e empático com seu público: as pessoas estão cada vez mais atentas ao conteúdo no momento de realizar suas compras.

Por fim, entenda que na psicologia de vendas, cada passo é importante e os detalhes fazem bastante diferença na escolha do consumidor.

Alguns passos importantes:

  1. Gere boas primeiras impressões: Cria experiências únicas e não perca as primeiras oportunidades.
  2. Destaque os pontos positivos e as vantagens do seu produto/serviço.
  3. Faça promoções e descontos para atrair a venda.
  4. Seja realista, se coloque no lugar do seu público e pense na dor do potencial cliente.
  5. Tenha um bom relacionamento com quem consome seus produtos/serviços e procure dar atenção aos feedbacks ( pós venda).
  6. Valorize e publique o depoimento e as experiências de consumo de seus clientes.
  7. Pense em políticas de retenção e de retorno dos seus clientes.
  8. Seja transparente e sincero, deixe claro suas políticas de cancelamento e não gere uma expectativa que não vai cumprir.

Tomara que depois de ler o texto, você tenha passado a compreender melhor sobre psicologia de vendas.

E se quiser se desenvolver, ficaremos felizes em te ajudar.

Até breve.

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