Programa de fidelidade – Como fazer o seu

Programa de fidelidade - Como fazer o seu

Se você tem uma empresa, deve saber bem que ter um bom relacionamento com os consumidores é essencial para garantir bons níveis de fidelização. A saber, é isso que garante bons resultados ao empreendedor. Nesse sentido, o que você acha que um programa de fidelidade pode acrescentar ao seu plano de negócios?

Mas antes de continuar, responde aí, você sabe o que é um programa de fidelidade? Não? Então continue lendo para descobrir.

Programa de fidelidade é uma das atividades do marketing em que empresas conseguem reter e fidelizar os consumidores através do desenvolvimento de relacionamentos que inspiram exclusividade.

Em outras palavras, é a estratégia de tratar seus clientes de forma ainda mais especial, concedendo-lhes vantagens e bônus capazes de despertar neles o sentimento de reconhecimento.

Dessa maneira, o consumidor se sente visto, reconhecido e especial, e também por isso tem vontade de continuar optando pela sua empresa no momento de realizar suas compras.

Para entender como tudo isso funciona, vale a pena comparar a sua relação com o público a um relacionamento amoroso: em que o objetivo é partir do namoro para o noivado e posteriormente para um casamento.

Diante disso, como você acredita que pode evoluir sua relação com seus clientes?

Indiscutivelmente, distribuir cartões de fidelidade não é o bastante.

O que realmente muda o jogo, e tem poder para te diferenciar de outros players é a maneira que você trata as pessoas que procuram os seus serviços.

Afinal, todo mundo gosta de se sentir especial, concorda?

Qual o objetivo de um programa de fidelidade e como isso funciona?

Em síntese, o objetivo dessa estratégia é despertar no cliente a percepção de que um dado estabelecimento verdadeiramente o conhece e se preocupa em atendê-lo de maneira única e pessoal.

Ademais, tudo acontece através da identificação das pessoas que mais consomem em um empreendimento.

São justamente esses clientes que passam a ter acesso a benefícios extras, que não são disponibilizados a qualquer um.

Como essa triagem acontece?

No geral, você pode adotar estratégias como:

  • Acúmulo de pontos
  • Sorteios
  • Distribuições de brindes e descontos especiais

Nesse sentido, se ficou interessado em elaborar esse tipo de recurso, comece estabelecendo o perfil do seu cliente ideal.

Faça isso analisando o comportamento de compra dessas pessoas.

Da mesma forma, estabeleça como seu programa de fidelização irá funcionar: não esqueça que regras bem definidas precisam existir.

Depois disso, chega o momento de divulgar o seu programa novo no maior número de canais que você tiver acesso.

Conforme o tempo for passando, alimente seu banco de informações, e logo depois distribua os prêmios e vantagens aos clientes escolhidos.

Dicas valiosas para criar seu próprio programa de fidelidade

De antemão, vamos começar pelo seguinte: você precisará elaborar uma estratégia simples e criativa que seja capaz de gerar valor.

Assim como em relacionamentos amorosos, é muito importante que exista equilíbrio nas suas ações.

Ninguém gosta de complicação, e por isso você não vai conseguir fidelizar pessoas complicando a vida delas.

Nesse sentido, estabeleça regras objetivas e claras que não abrem margem para confusão.

Simplifique e fuja de muita burocracia.

Outro ponto essencial: seus presentes, bônus e prêmios precisam ser marcantes.

Isso quer dizer que a proposta precisa ter valor para quem recebe.

Dessa maneira, faça pesquisas para descobrir o que é que o seu cliente gostaria de receber de você.

Por fim, lembre-se de ser criativo. Assim como nos relacionamentos, a rotina às vezes precisa ser reinventada.

Espero que após ler esse texto você tenha ideias para bolar o seu programa de fidelidade.

Conta com a gente nesse processo, estamos torcendo muito por você.

Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *