Primeiro emprego: Desafios e oportunidades

Primeiro emprego: Desafios e oportunidades

Sem dúvida nenhuma, o primeiro emprego é algo muito marcante na vida de qualquer pessoa. É a partir desse ponto que você começa a assumir responsabilidades e desafios de uma vida adulta.

Muitas vezes, é a partir do primeiro emprego que as pessoas conseguem se planejar e começar a realizar seus sonhos e é claro que vamos te ajudar nessa etapa.

Neste artigo, vamos te orientar desde como a conseguir o seu primeiro emprego, até dicas para como se comportar nessa nova etapa.

Então, sem mais enrolação, vamos lá!

Como conseguir o primeiro emprego?

Decerto não existe uma receita de bolo.

Isso é fato.

Caso contrário, todos estariam empregados, mas claro que podemos dar algumas dicas.

Porém esteja certo que contato é tudo.

Portanto, converse com pessoas que já trabalham e que possam lhe ajudar, por mais que não te ofereçam um emprego, podem lhe indicar para outras pessoas.

Da mesma maneira invista na sua capacitação.

Nesse sentido, faça cursos e atividades voltadas para área de interesse, saiba que essa é uma boa forma de se destacar em processos seletivos.

Analogamente, não desista!

Por mais que você não seja aprovado nos processos seletivos, entenda que isso é normal, afinal, muitos estão em busca de trabalho.

Continue se dedicando que sua vez irá chegar.

Uma outra dica importante é procurar um emprego que realmente te cative.

Sim, eu entendo que muitas vezes não sabemos o que queremos fazer, muito menos no primeiro emprego, mas não fique com medo de largar uma posição ao perceber que você não gosta do que está fazendo.

A vida é muito curta para gastarmos nosso tempo fazendo algo que não gostamos, seja honesto consigo mesmo.

Como se destacar no seu trabalho?

Agora, depois de ter conseguido uma oportunidade de trabalho, não ache que o mais difícil já passou, muito pelo contrário.

Afinal, você deve se destacar na empresa para não só continuar com seu emprego, mas também ser reconhecido por um bom trabalho através de promoções e aumentos.

Para isso, claro que selecionamos mais dicas para você seguir:

  • Se dedique muito: a melhor maneira de ser reconhecido é através do trabalho. Tenha sempre um pensamento de ‘overdelivery’ e não se acomode apenas com as atividades que lhe são dadas, sempre vá além do esperado;
  • Tenha um bom relacionamento com a equipe: desenvolva boas amizades, pois é muito provável que seu nome seja recomendado para possíveis promoções. Além de que as pessoas da empresa vão estar dispostas a te ajudar a resolver problemas;
  • Não tenha vergonha de pedir ajuda: muitas vezes você irá enfrentar desafios em que você não está totalmente preparado. Busque ajuda do seu time e continue se esforçando sempre para superar obstáculos.

E se você não desejar ter um emprego tradicional?

Caso você não se identifique com um cargo ou realmente não veja a necessidade de trabalhar em uma empresa com um salário definido, não tem problema nenhum!

Neste cenário, lembre-se que não precisamos seguir um caminho só porque todos estão seguindo.

Nós do Além da Facul acreditamos muito nisso!

O empreendedorismo é um excelente caminho para aqueles que não desejam ser empregados de ninguém a não ser deles mesmos.

Mas não se engane ao pensar que empreender é o caminho mais fácil, pois isso é mentira.

A única certeza que posso lhe fornecer é que sempre estaremos com vocês nessa jornada.

Espero ter ajudado a esclarecer alguns mitos sobre o primeiro emprego.

Ademais, nunca esqueça: nada resiste ao trabalho.

Até mais.

Deixe seu comentário