Pretensão salarial – Qual a forma de se posicionar?

Pretensão salarial – Qual a forma de se posicionar?

A pretensão salarial talvez seja uma das questões mais polêmicas nos processos seletivos.

A maioria esmagadora dos anúncios de vagas raramente traz o pacote de remuneração, sendo assim, espera-se que você informe sua pretensão salarial.

Pretensão salarial, portanto, é a informação referente ao valor com o qual você deseja ser remunerado para ocupar um cargo ou desempenhar uma determinada função.

Você já deve ter percebido, no contexto nacional, que falar sobre ganhos e salários ainda é um tabu – infelizmente!!

Por isso, muitos candidatos hesitam na hora de informar a pretensão.

Eles têm receio de perder a vaga.

Por essa razão não se preparam adequadamente para falar sobre.

Mas é importante você se preparar para essa pergunta, pois em algum momento você será questionado e o seu posicionamento pode dizer algo sobre você.

COMO CALCULAR SUA PRETENSÃO SALARIAL

Antes de mais nada, você deve ter um valor em mente para que possa responder adequadamente a essa pergunta.

Mas como calcular o seu “valor” no mercado?

Essa não é uma tarefa muito fácil, e quase sempre vem acompanhada de grande insegurança.

De todo modo, relacionei alguns aspectos importantes para você considerar na hora de compor um valor e apresentar para o seu próximo empregador.

Acompanhe:

  • Avalie o seu custo de vida: a manutenção dos seus gastos fixos deve ser relacionada. Assim, você vai entender o que precisa para se manter, no contexto que está inserido.
  • Pondere sua experiência: Sua trajetória profissional é um fator muito importante para compor sua remuneração. Por isso, tenha consciência dos papéis que desempenhou e avalie seus diferenciais no mercado.
  • Pesquise o mercado: conhecer o mercado que atua e como ele remunera é fundamental. Estar alinhado a esse contexto vai te ajudar a ser mais realista.
  • Estude os benefícios: a composição do pacote remuneração pode ser mais atrativo do que o salário base analisado separadamente.

No entanto, se você está empregado é importante calcular quanto vale o risco de fazer uma transição.

Por outro lado, se você está fora do mercado, seu último salário pode servir como a melhor referência na hora de passar suas expectativas para o possível empregador.

Mas atenção: o tempo dedicado à última empresa pode ter grande peso no valor total, sendo assim, parte dessas conquistas são perdidas junto com a posição.

POSICIONAMENTO CORRETO É FUNDAMENTAL

Agora que você já tem um caminho para estimar sua pretensão salarial, é muito importante que você se posicione corretamente quando for questionado.

Para isso, é preciso ter a resposta certa na ponta da língua.

Portanto, ao se preparar para qualquer bate-papo ou entrevista com os recrutadores, tenha um número pronto para informar com segurança, caso seja questionado.

Nesse sentido você precisa ser coerente e informar um valor que seja adequado ao mercado que a empresa está inserida, à própria realidade dela e às responsabilidades da vaga.

De todo modo, acredito que um ponto importante é você mostrar que tem real interesse na vaga, e que seus objetivos não são apenas financeiros.

Você também pode mostrar que seu perfil corresponde às exigências da posição.

Assim como é legal você dizer que está seguro de que, caso dê certo, a empresa apresentará um pacote de remuneração e benefícios compatíveis com função e mercado.

Por fim, esteja sempre preparado para informar sua pretensão salarial com segurança e coerência.

Conte conosco para se desenvolver na sua carreira!

Até breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *