Pré-vendas – O que, qual a função e importância

Pré-vendas - O que, qual a função e importância

Quando você olha para os seus vendedores, pensa em torná-los mais capacitados para atender os clientes da sua empresa? Se isso já aconteceu, saiba que otimizar seu processo de pré-vendas é uma excelente forma de começar.

Como você deve saber, a manutenção de bom time de vendas pode sair caro, mas quando esses colaboradores não realizam um pré-vendas eficaz, o valor pode ser ainda maior.

Nesse sentido, antes de continuar, me deixe esclarecer que o pré-vendas. Esse é um setor que funciona dentro das organizações, responsável em ter o contato inicial com as pessoas que podem se tornar clientes.

Às vezes um vendedor tem diferentes atribuições dentro de uma empresa, e acaba sobrando pouco tempo e energia para o mais importante: vender.

Diante disso, ter uma área dedicada à pré-venda vai permitir que os seu time de vendas se concentre na negociação, sua principal atribuição, inclusive.

Você também pode chamar esse setor como Sales Development, a propósito.

Pré-vendas: Para que serve e os benefícios

Nessa área o profissional encarregado, conhecido como SDR, faz uma série de questionamentos, cujas respostas podem ser usadas estrategicamente.

É nesse momento que você vai sondar se a pessoa com quem você está conversando seria um bom cliente.

Se isso acontecer, chega o momento dos seus vendedores entrarem em ação.

Em suma, eles vão ganhar tempo e conseguir focar no fundamental, que é realizar vendas.

Decerto que se os seus vendedores estão utilizando mais de 20% do seu tempo com atividades secundárias, é hora de repensar a organização do setor, e começar a delegar essas tarefas para outros.

Sem foco pode ter certeza que a qualidade de execução, assim como a eficiência vão cair.

Quem é esse profissional?

Basicamente, se você estiver encarregado de realizar esse procedimento, deve qualificar os potenciais compradores do negócio.

Da mesma forma, precisa fazer isso controlando a qualidade dos contatos que conseguir alocar.

Sob o mesmo ponto de vista, deve buscar informações sobre o negócio, e se assegurar que o time de vendas esteja a par daquelas mais relevantes.

Por fim, você também pode atuar como especialista nos produtos.

Benefícios de contar com esse setor

Como eu disse anteriormente, seu time pode se tornar muito mais eficiente através da implementação dessa área.

Isso acontece devido a alguns motivos:

  1. Você vai conseguir reduzir o período de resposta ao Lead: você deve falar com seu cliente em potencial enquanto ele ainda se lembra do seu negócio.
  2. Também terá condições de otimizar seu mecanismo de prospecção: sem fazer isso seu funil de vendas pode apresentar falhas, e atrapalhar a previsibilidade nas suas metas e objetivos.
  3. Por fim, será capaz de melhorar a qualificação dos seus leads. Em síntese, sua empresa terá mais chances de vender, já que o time estará fazendo propostas as pessoas certas.

Viu como a área de pré-vendas é importante para o desenvolvimento de uma empresa?

Espero que a partir de hoje você se empenhe em implementar uma no seu negócio.

Até mais.

Deixe seu comentário