Portfólio profissional: Entenda a sua importância

Portfólio profissional: Entenda a sua importância

É muito comum que, ao contratar um serviço ou até mesmo em processos seletivos, o cliente peça o portfólio profissional do contratante.

Mas você sabe o que é um portfólio profissional? Sabe como fazer um?

Neste artigo vou te explicar o conceito dessa ferramenta, e te mostrar algumas maneiras de elaborar o seu portfólio profissional, para que assim você consiga atrair muitos clientes e até mesmo serviços de grandes empresas.

Então, com todas essas promessas, vamos para a prática!

Entendendo o conceito

O portfólio profissional é um documento que apresenta um resumo dos melhores trabalhos e serviços de uma pessoa.

Por exemplo: pense em uma espécie de cartão de apresentação.

Nesse sentido, ele é geralmente produzido para processos seletivos, ou para captação de clientes.

Além disso, é uma excelente maneira de deixar uma boa impressão para o público sobre suas qualidades e, principalmente, dos seus resultados.

Dessa forma, não se esqueça que você deve destacar de forma resumida os trabalhos que mais estejam relacionados à área que está se candidatando.

Que tal um exemplo para deixar as coisas mais claras?

Imagine que você tenha uma empresa de construção civil, e um negócio ‘x’ está pensando em te contratar para construir casas em um condomínio.

No seu portfólio você deve colocar os principais projetos que você já desenvolveu e, de preferência, relacionados à construção em condomínios.

Dicas para elaborar um bom portfólio profissional

Agora que já te expliquei o que é, vou te dar alguns conselhos para que você desenvolva um bom portfólio.

Separamos 5 dicas principais, sendo elas:

  • Separe seus trabalhos em uma ordem de relevância: foque na qualidade e não na quantidade de seus projetos. Da mesma forma, busque atividades que realmente chamem a atenção do leitor.
  • Tenha um nicho definido: entenda quem irá ler e avaliar seu portfólio também irá avaliar outros portfólios.
  • Não seja muito abrangente: certamente 10 projetos já são suficientes para demonstrar e comprovar sua competência e cativar o interesse do avaliador.
  • Pense sempre em proporcionar uma leitura fácil para as pessoas: além de destacar suas conquistas, coloque imagens e também coloque algumas características da sua personalidade.
  • Deixe seu portfólio sempre atualizado, não pense que depois de ter feito um você irá sempre apresentar o mesmo no futuro, então atualize seu material conforme realizar novos projetos.
  • Peça feedbacks.

O mais importante

Por fim, quero relembrar o seguinte: ter um portfólio bem elaborado é apenas uma das etapas para conquistar seu avaliador.

Neste cenário, pense sempre em mostrar suas hard skills, mas jamais esqueça das suas people skills.

Uma boa recomendação é mostrar projetos e momentos em que você praticou a liderança com sua equipe, e como você lidou com os obstáculos no desenvolvimento.

Agora que você tem tudo para alcançar seu sucesso, coloque em prática, estamos sempre na torcida!

Conte sempre conosco!

Até breve.

Deixe seu comentário