Políticas de RH – A base para o sucesso

Políticas de RH – A base para o sucesso

O setor de Recursos Humanos talvez seja o único das empresas a manter interface com todos os outros, afinal as políticas de RH impactam o dia a dia de todos!

Mas, você sabe quais são e para que servem as políticas de RH?

Políticas de RH são um conjunto de regras e normas internas que vão direcionar informações e conduzir sobre como os colaboradores devem proceder em relação ao trabalho.

Ademais, as políticas também trazem padronização a respeito de processos internos.

Só para ilustrar: sabe aquele momento em que você começou um novo desafio e de repente se pergunta se pode ou não solicitar algo, como vale refeição, por exemplo?

Aos empreendedores: quando você se vê perdido em relação a melhor forma de contratar para uma determinada vaga, está na hora de definir algumas políticas para atuar na seleção.

TODOS NA MESMA PÁGINA

Antes de mais nada, é importante dizer que para uma gestão de pessoas eficiente é preciso uma boa política interna de recursos humanos.

Como vimos, elas não só direcionam os colaboradores como também melhoram a relação entre profissional e empresa, com orientações e ainda criam um padrão de comportamento.

As políticas colocam todos na mesma página em relação a diretos e obrigações dentro da organização.

Além disso, você vai notar que quando as políticas são compreendidas e praticadas por todos, a empresa se torna mais forte devido a melhora das relações internas.

Igualmente, a empresa ganha maior vantagem competitiva no mercado.

ALGUMAS POLÍTICAS DE RH

Para formatar uma boa política de RH, é importante conhecer quais os processos que o setor vai desempenhar.

A partir daí, você deve criar estratégias para cada um.

Sendo assim, vou destacar algumas áreas importantes que demandam políticas próprias:

  • Recrutamento e Seleção: Talvez a área mais conhecida por todos, e que traz maior impacto.
    O R&S já consegue transmitir uma imagem da empresa antes do candidato aceitar a proposta, por isso deve ser padronizado, transparente, justo e acolhedora.
  • Cargos e Salários: O objetivo aqui é entender e definir os critérios para o pacote de remuneração de cada colaborador de acordo com as responsabilidades, setor e hierarquia.
  • Treinamento e Desenvolvimento: Para essa área, o RH precisa pensar em como treinar os novos talentos e ajudar quem está dentro a desenvolver novas habilidades e buscar crescimento.
  • Avaliação de Desempenho: A ideia aqui é criar o hábito de sempre entender como cada um está atuando na empresa.
    Você precisa aplicar feedbacks frequente.
  • Demissão: O momento de desligar um profissional sempre é sensível e o ideal é que existam regras para chegar-se a conclusão final.A própria ação do desligamento deve ser pensada para evitar traumas.

AS PESSOAS SÃO O SUCESSO DA EMPRESA

Por fim, é preciso dizer que esse processo é trabalhoso, mas determinante para colocar a empresa no caminho do crescimento estruturado.

Afinal, as pessoas fazem o sucesso das organizações, e dessa forma, é preciso que estejam bem amparadas e orientadas por boas políticas de RH.

Conte conosco para construir sua empresa!

Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *