Antes de mais nada, você já ouviu falar de planejamento estratégico?
Planejar estrategicamente tem ajudado muitos gestores e líderes a programar o futuro de seus negócios e ter resultados mais previsíveis e satisfatórios.
Um planejamento estratégico é um mecanismo utilizado para fins administrativos em que se produz métodos capazes de atingir determinado propósito.
E esse propósito varia de caso para caso.
Aliás, permita-me perguntar, qual seria o seu?
Além disso, só a título de curiosidade, isso pode ser feito de forma anual, pensando ou não a longo prazo.
Decerto é possível encontrar planejamentos até mensais.
Mas antes de implementar esse tipo de estratégia na sua empresa, é necessário se fazer algumas perguntas.
Entendendo o planejamento estratégico
Os questionamentos que você precisa se fazer são esses:
- Em que patamar seu negócio está?
- Onde você quer que a sua empresa chegue?
- Como você vai agir para atingir seu objetivo?
Primeiramente, depois de ler essas perguntas, fica claro que para montar um planejamento estratégico, é muito importante saber em que lugar se deseja chegar.
A saber, esse é o primeiro passo.
Nem todos os caminhos servem, ou devem servir para você.
Então, pense.
Qual é a posição da sua empresa atualmente no mercado?
Igualmente reflita sobre o seu maior propósito e estipule um prazo para realizá-lo.
Isto é, em quanto tempo a sua empresa conseguirá fazer o que você espera que ela faça?
Lembre-se de ter metas realistas.
Posteriormente, pergunte-se sobre o que precisa ser feito para que você tenha sucesso, e do que precisa.
Contudo, caso você esteja em dúvida em algum desses pontos, você pode se utilizar de alguns elementos para ajudar a elucidar suas respostas:
- Valores e missão do negócio
- O que você espera do futuro
- Análise SWOT
Como fazer um planejamento estratégico
Primordialmente, você deve detectar o que precisa ser revisto e mudado na sua empresa.
Esse precisa ser o ponto de partida.
Converse com seus funcionários, faça pesquisa entre os seus consumidores… tudo isso é válido.
O importante mesmo é encontrar os problemas.
Depois de encontrá-los, é hora de partir para o plano de ação do planejamento estratégico, ou planos.
Então, depois de prepará-lo, analisando muito bem o que precisa ser feito, você deve divulgar para todos os membros do time.
Nesse hiato, a colaboração, a comunicação e a transparência fazem muita diferença.
É preciso que todos da empresa estejam alinhados e buscando os mesmos objetivos.
Finalmente, chega o momento de acompanhar a implementação do plano de ação.
Agora, estar perto dos seus colaboradores, analisando de perto o cumprimento de metas, e as dificuldades encontradas, é uma das etapas mais importantes desse processo.
Visto que planejar estrategicamente é fundamental para precipitar riscos e tornar resoluções mais acertadas, esperamos que o texto tenha te ajudado a compreender melhor o tópico de planejamento estratégico.
Estamos sempre aqui para caminhar ao seu lado rumo ao desenvolvimento.
Até a próxima.