Pesquisa de marketing – Quais as suas possibilidades?

É muito importante para uma empresa conhecer seus clientes, concorrentes e produtos em todo o processo de implementação de medidas. Diante disso, as pesquisas de marketing ganham cada dia mais notoriedade.

Em suma, pesquisas de marketing são ótimas maneiras de aumentar a sua experiência sobre seu nicho de mercado, sabia?

Antes de qualquer coisa, me deixa esclarecer que pesquisas de marketing são processos feitos com o propósito de conseguir informações para nortear as decisões da empresa.

E não, isso não é a mesma coisa que pesquisa de mercado.

Ao passo que estamos inseridos em um universo que não para de evoluir em termos de mercado, e de se modificar no padrão do comportamento dos consumidores, essa atividade é essencial em qualquer lugar.

Então se você for um empreendedor, e já tiver dado os passos iniciais no seu negócio, não deixe de pensar nos fatores que irei descrever aqui.

Afinal, o que são pesquisas de marketing

Lembra que no início do texto eu te disse que uma pesquisa de marketing não era a mesma coisa que uma análise de mercado?

De fato, são processos diferentes, porém suas atividades possuem algum grau de semelhança.

A saber, estou ressaltando isso visto que esse fator pode fazer diferença no resultado de uma campanha.

Sob o mesmo ponto de vista, é válido dizer que o tipo de pesquisa que estamos tratando aqui são feitas para te ajudar a tomar decisões, não apenas para conhecer o grau de satisfação dos seus clientes.

Vantagens de realizar

Certamente existem muitos benefícios em realizar esse tipo de pesquisa.

Com o intuito de te apresentá-los, preparei a lista abaixo:

  1. Ao realizá-las, você certamente tomará decisões mais acertadas;
  2. Vai conseguir clientes em potencial;
  3. Aumento de engajamento e autoridade;
  4. Mais vendas.

Ademais, não posso deixar de mencionar o sales enablement, uma vez que quando você realiza uma boa pesquisa, sua empresa tende a ter esse processo amplificado.

Você sabe o que é isso?

Com a finalidade de aumentar o número de vendas de um negócio e também os níveis de assertividade, esse artifício é capaz de arremessar e instituir táticas de aceleração nos seus processos.

Agora que você sabe o que são essas campanhas, é provável que você esteja se perguntando qual delas é a mais adequada para a sua realidade.

Então, lembre-se que você deve escolher observando seus objetivos e sua estratégia.

Classificação

Olha só, existem muitos tipos de classificações, mas neste texto vou me ater a três variações, que são:

  • Experimental: esse tipo de pesquisa procura evidenciar como algo acontece. Aqui você vai precisar utilizar evidências e experimentos.
  • Exploratória: nesse caso você vai buscar explorar algum dilema e entendê-lo. Não deixe de utilizar hipóteses.
  • Descritiva: em situações desse tipo, é necessário observar e interpretar o que acontece. Nesse ponto, realizar questionários pode ser muito útil.

Por fim, esteja certo que realizar uma pesquisa de marketing é muito mais do que fazer perguntas para avaliar seus produtos, você pode aumentar seus resultados se souber utilizar essa ferramenta.

Espero que tenha gostado das dicas, e que venha se desenvolver com a gente!

Deixe seu comentário