Persona- Conceito e por que você deve definir uma

A princípio, permita-me perguntar: você já ouviu o termo persona antes?

Quando abriu esse texto, imagino que devia ter mente que era um conceito do marketing digital, correto?

Entretanto isso não é tudo, personas são personalidades inventadas que criamos para retratar o consumidor final do nosso produto.

Com toda a certeza esses elementos são muito importantes.

Você imagina a razão?

Não tem certeza?

Tudo bem, você veio ao texto certo.

Assim como profissionais de marketing, diversas pessoas que lidam com o mercado sempre se perguntam sobre público-alvo e coisas do tipo.

Você deve imaginar que produzir campanhas e formar produtos direcionados a um público certo, surtirá resultados muito melhores do que atirar para todos os lados.

É justamente nesse espaço que a persona surge, assim como a sua importância.

Diante disso, imagina-se um cliente ou usuário padrão e suas preferências e hábitos.

Então pense:

  • Quantos anos ele tem?
  • Qual é a sua profissão?
  • Qual seu grau de instrução?
  • Ele é casado?
  • Tem filhos?
  • Quanto recebe por mês?
  • Costuma fazer viagens durante o ano?
  • Com o que ele mais gasta dinheiro?
  • Com quem mora?
  • Quais são seus objetivos?

Se fazer as perguntas certas pode ser um ótimo começo para definir a persona da sua empresa.

Identificando sua persona

Antes de mais nada observe sua base de clientes, pois através deles você conseguirá traçar características comuns em seus consumidores.

Posteriormente, com informações sobre suas preferências e hábitos, você conseguirá começar a caracterizar seu personagem.

Todavia esteja atento a perceber tanto os consumidores que gostaram dos seus produtos, como os que não os aprovaram.

Assim, você terá uma maior compreensão dos seus desafios.

Eventualmente, muitas pessoas confundem o significado desse conceito com o de público-alvo.

Apesar de estarem relacionados, esses elementos não significam a mesma coisa.

Enquanto o público-alvo se refere a uma parte generalizada da sociedade ou de um grupo de consumidores, a persona, por outro lado, significa um tipo ideal de cliente.

Inegavelmente criar uma persona torna uma campanha ou um produto muito mais direcionado e assertivo.

Por que você deve aderir a essa estratégia

Existem vários motivos, e vou começar com o principal deles: você deve emitir as mensagens certas para o público certo.

É muito fácil perder a mão, e produzir um conteúdo ou ir por um caminho que definitivamente você não deveria ir.

Além disso, você também terá outras vantagens como:

  1. Conseguirá produzir conteúdos otimizados
  2. Poupará tempo
  3. Vai produzir o que o seu público realmente quer e precisa, e como consequência vai ter mais lucro.

Você ainda tem alguma dúvida que definir uma persona pode te trazer muitos benefícios?

Só comece.

E não esqueça que estamos aqui para o que você precisar.

Até a próxima!

Bernardo Rezende

Bernardinho é o maior medalhista olímpico do Brasil e referência nacional em gestão de equipes de alta performance e liderança. Economista de formação, atualmente é empreendedor, palestrante e sócio do Além da Facul.

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