Você considera a persistência como uma qualidade importante a ser desenvolvida nos nossos dias?
Certamente que para encarar tantas dificuldades, sobretudo no mundo do empreendedorismo, aqueles que não se preocupam em exercitar a persistência perdem pontos e deixam de vencer muitas batalhas.
A persistência é a característica que permite às pessoas continuar insistindo em seus planos e projetos, ainda que as situações sejam difíceis e adversas com grande dedicação, interesse, continuidade e perseverança, ainda que tudo pareça improvável de dar certo.
Em outras palavras, você pode dizer que essa é a habilidade dos indivíduos que conseguem resistir.
Persistência no ambiente de trabalho
Antes de mais nada, você precisa concordar comigo que essa é uma característica cada vez mais procurada e reconhecida pelas empresas, uma vez que pessoas persistentes dificilmente entregam os pontos diante de situações difíceis, ou até de feedbacks negativos.
Por outro lado, pessoas assim acreditam em suas ideias e no lugar de desistir, se esforçam em aperfeiçoar o trabalho.
Esteja certo que independente da sua profissão, se você não tiver determinação e força de vontade, dificilmente vai ter sucesso.
Sob o mesmo ponto de vista, para mercado de trabalho é isso que vai indicar em que lugar você vai conseguir chegar.
Analogamente, se você possuir algum objetivo profissional, é provável que ele se misture com seus propósitos pessoais.
Afinal, todos nós fazemos planos, idealizar modelos ideais de vida é perfeitamente normal para o ser humano.
Contudo, não acredite que os seus planos devem se realizar exatamente na ordem e no tempo que você estabeleceu, já que nem todas as trajetórias precisam ser retilíneas.
Cada pessoa tem um tempo, inclusive você.
Assim, o mais importante do caminho é continuar caminhando; esteja certo que a estrada vai te trazer experiência e cada vez mais aprendizado.
Diferença entre insistência e persistência
Embora esses dois conceitos foquem em ter objetivos e propósitos, não é certo afirmar que eles são iguais.
A princípio, a ascendência dos termos por si só já é diferente, mas a grande distinção está no fato de que a insistência é quando uma pessoa repete um feito, e faz isso muito mais pela obstinação que possui.
Já a persistência fala de resistir e de não se abalar.
No final das coisas um conceito precisa do outro para funcionar.
Nesse sentido, para persistir, você precisa procurar conservar seu foco no seu objetivo e ir regulando os meios para conseguir chegar lá de acordo com as suas necessidades.
Lembre-se que muitos sonhos deixam de se tornar realidade, por falta de persistência. Então não cometa esse erro.
A propósito, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, conte com a nossa equipe para te ajudar.
Até mais.
Vabo é especialista em People Skills, OPM pela Harvard Business School e mestre pelo COPPEAD/UFRJ, com extensão na EM Lyon Business School. Vendeu sua primeira startup antes dos 30 anos para o grupo B2W Digital e foi diretor da Stone Pagamentos. É CEO do Além da Facul, professor da Link School of Business e Empreendedor Endeavor.