Percepção organizacional: Entendendo melhor o ambiente

Percepção organizacional: Entendendo melhor o ambiente

Como você deve imaginar, as empresas estão cada vez mais preocupadas em ter um bom diagnóstico de suas melhorias, para tanto a percepção organizacional é super importante.

Antes de mais nada, saiba que tratando de percepção, estou falando sobre como eu e você enxergamos os fatores à nossa volta, a partir da nossa experiência. Mas, o que seria então percepção organizacional?

Só para esclarecer para você, percepção organizacional nada mais é que o processo de mapeamento e análise do ambiente e comportamento das pessoas dentro de uma organização.

Nesse sentido, com a aplicação desse processo, você pode aprimorar seu ambiente de trabalho, atuando nos principais pontos de fortalecimento da organização.

Certamente esse fator pode ser utilizado por você para que bons resultados sejam alcançados no momento em que você tentar implementar uma cultura mais clara e concisa na sua organização.

Vamos lá?

Tipos de percepção

Basicamente, existem dois tipos de percepção.

  • Percepção Externa: Esse tipo de percepção é observado quando os comportamentos são provocados por força de determinadas situações e pelo ambiente externo, geralmente inconsciente.
  • Percepção Interna: Já esse tipo de percepção é gerado por experiências pessoais dos indivíduos, baseado em sentimentos, emoções vividas e expectativas geradas. Acontece geralmente quando não é um comportamento comum no ambiente.

Contudo, duas perguntas são necessárias para que você consiga diferenciar esses dois tipos de percepção.

  1. Onde está a causa do comportamento?
  2. É um comportamento geral ou incomum?

Atualmente existem muitos estudos e teorias que podem te ajudar a entender melhor como interpretar suas percepções.

Inegavelmente isso pode te ajudar a não tirar conclusões precipitadas sobre o lugar que está.

Principais observações sobre a percepção organizacional

Tendo em vista que percepção não é um assunto trivial, é importante que você considere alguns pontos na análise do comportamento das pessoas, tais como:

  • A reação tem muita influência com a convivência;
  • Muitas pessoas enxergam o outro, tendo a si como parâmetro. Se você faz isso tenha cuidado, pois pode estar se projetando em outras pessoas, quando deveria olhar para quem realmente são;
  • Cuidado com estereótipos e julgamentos na hora de reagir a alguma atitude, fala ou cena. Lembre-se que as pessoas são diferentes de você, e não existe problema nisso.

Aprimorar nossa percepção organizacional é uma grande chave para quem quer crescer e se destacar em qualquer ambiente.

Ademais, aprimorar esse mecanismo é fundamental para quem quer crescer e se destacar em qualquer ambiente.

Uma vez que todos esses fatores e conceitos possuem o objetivo de evitar interpretações incorretas sobre as pessoas, qualquer líder deve ter uma boa percepção organizacional.

Assim ele saberá lidar com seus colaboradores de maneira eficiente.

Você já pensou nisso? Conta pra gente, e não esquece que sempre pode contar conosco.

Até mais.

Deixe seu comentário