O texto que todo profissional deveria ler

Antônio Salvador participou do MBA fora de Hora e contou como a curiosidade, o  estudo e a busca por inovação podem ser ferramentas importantes para todos os profissionais em tempos de transformação digital, em especial os que trabalham com Recursos Humanos.

Antônio Salvador iniciou sua  carreira na Brahma, depois foi gerente sênior na PwC e diretor executivo na Promon Tecnologia. Atualmente é Career Business Leader da Mercer aqui do Brasil.

Ele adora estudar temas que envolvem gestão de capital humano e transformação digital. Quer conhecer um pouquinho sobre esse grande mestre do empreendedorismo? É só continuar lendo! 🙂

Ah, ele formado em comunicação social pela  Universidade Gama Filho, com MBA executivo pela Fundação Cândido Mendes.

Mas o interessante é que o Salvador não é o clichê executivo que a gente imagina: inacessível, sério, rígido demais.

Ele é simples e leva esse traço da sua personalidade para a sua forma de se relacionar no trabalho. E isso faz toda diferença, viu?

Para ele, esse é um dos traços da sua criação, mas, o bom-humor, a leveza e a simplicidade são características que podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, inclusive por você.

Ter relações produtivas no ambiente corporativo é fundamental para gerar melhores resultados, pois a colaboração e o trabalho em equipe acontecem de forma mais harmônica e natural.

VAI COM MEDO MESMO!

De acordo com a Isma Brasil, cerca de 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com o tipo de trabalho que realizam e cerca de 58% dos entrevistados já pensaram em realizar uma transição de carreira. 
Créditos: Unplash

Porém, a incerteza diante das possibilidades de sucesso impedem que essas pessoas concretizem seus planos. O medo, contudo, não foi capaz de parar o Salvador.

Depois de passar por muitas empresas, seguindo sua trajetória, ele decidiu mudar de carreira e se tornou diretor executivo de RH PricewaterhouseCoopers.

Salvador conseguiu, de uma forma brilhante, dessa maneira, impactar a cultura da organização, uma vez que estava gerando transformação e lidando com um dos capitais mais valiosos da empresa: as pessoas.

Nesse sentido, bons líderes precisam estar prontos para aceitar correr riscos e utilizar medos, incertezas e inseguranças como motivação para levar seu time adiante.

Eles não são super heróis, são vulneráveis, falhos e têm dias ruins. Entretanto, sabem que a decisão certa é a que deve ser tomada, e essa requer coragem.

Depois de tudo isso, preciso te fazer algumas perguntas;

você se sente reconhecido no lugar em que trabalha? Quando acorda tem dificuldades para levantar e ir trabalhar? Sente que isso é um peso para você?

Você faz o que faz por que um dia te disseram que você deveria trabalhar naquela área? Você gosta do seu trabalho e se sente alegre em realizá-lo? 

Se respondeu sim para a maioria dessas perguntas, está na hora de repensar as suas escolhas.

Mas, ainda que seja uma decisão que precise ser tomada, tenha cuidado, se planeje e pense em uma estratégia para realizar essa transição de forma responsável e segura.

Era digital e o RH 

A automação de processos de RH já é uma realidade inquestionável em grande parte das empresas em todo o mundo. Isso  significa que a tecnologia passou a ser integrada em ações que antes eram feitas de forma manual.

Tal acontecimento é muito bom, pois agora os profissionais de RH podem se concentrar em questões complexas e importantes, que para  serem resolvidas exigem habilidades não encontradas na inteligência artificial. 

Entretanto, isso não acontece apenas na área de recursos humanos.

Como se deve imaginar, a automação é uma realidade em todos os setores do trabalho.

Muitas people skills como a empatia e a vulnerabilidade, por exemplo, são fundamentais para lidar com situações comuns no cotidiano de organizações e empresas, visto a grande diversidade e diferença existente entre os colaboradores.

No seu ambiente de trabalho, possivelmente você vai conviver com pessoas que vão ser muito diferentes de você em variados sentidos.

Isso não precisa ser um problema, na verdade é um grande presente. 

É importante entender que conviver com a diversidade é fundamental para evoluir enquanto indivíduo e profissional, além de encontrar soluções para os problemas de maneira mais ágil e eficaz.

É na diversidade que reside a inovação.

Créditos: Ali Yahya

Depois de ler tudo isso, você sentiu vontade de ser um profissional melhor?

Sendo ou não da área de RH, as dicas abaixo certamente podem ser aplicadas na sua vida:

Seja curioso!

Segundo o Salvador, a curiosidade poderia ser crônica.

Ela nos motiva a estar sempre em busca de respostas e de conhecimento. 

Por essa razão, procure saber de onde as coisas vem, o porque elas acontecem, como elas podem melhorar e como você pode contribuir para que elas melhorem.

Busque seu autoconhecimento!

Identificar o seu perfil é muito importante para saber como proceder em seu processo de desenvolvimento de maneira mais ativa, portanto invista em seu autoconhecimento.

Para nosso grande Ricardo Basaglia, esse é o primeiro passo para liderar a si mesmo

Você pode fazer isso percebendo o ambiente e se policiando para não agir mecanicamente.

Para tal, observe a si mesmo(durante uma conversa mais acalorada, por exemplo, note se você está em seu estado normal, preste atenção na sua respiração e nos seus batimentos cardíacos).

Faça perguntas do tipo: o que eu gosto de fazer? O que eu faço bem? Quais são os meus valores? 

A partir disso, note se os setores da sua vida estão de acordo com as respostas dessas questões. Esse é o primeiro passo para começar essa busca 😉

Faça amigos!

Uma boa rede de networking é fundamental para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

E não importa se você é uma pessoa tímida ou não, uma rede de contatos pode te abrir muitas portas.

Então, se esse for o seu caso, antes de interagir com outras pessoas, prepare um pitch sobre o que você gostaria de falar para que o medo e a timidez não te paralisem.

Além disso, lembre-se de sorrir e frequente locais  em que existam pessoas com as quais você possa se conectar e formar a sua rede de contatos: eventos são sempre uma boa pedida.

As dicas do Salvador foram muito úteis para nossa equipe, por aqui todo mundo anotou tudo e já começou a implementar…

Esperamos que você também tenha gostado e que de alguma forma se inspire na história dessa fera do empreendedorismo brasileiro para trabalhar nos seus planos e projetos.

Estamos sempre na torcida por você 🙂

Assista a Live aqui , e compartilhe com alguém que você acha que vai curtir também. No instagram do Além da Facul estamos sempre compartilhando conteúdo sobre people skills, liderança, empreendedorismo.

Por: Nathália Morais

Deixe seu comentário