O que TODO profissional autônomo PRECISA saber

Você é um profissional autônomo? Médico? Dentista? Personal Trainer? Pintor ou está desempregado e quer empreender? Então esse texto é pra você! Descubra aqui algumas das coisas que todo profissional autônomo precisa compreender para ter sucesso e ganhar mais dinheiro.

Quando estamos na faculdade, é muito comum aprender o conhecimento técnico ou teórico que precisamos.

O problema é que na vida real, quando os problemas aparecem, os prazos encurtam e as contas não param de chegar, é mais que fundamental saber como fazer as coisas funcionarem na prática, não só no mundo das ideias.

Por essa razão, qualquer profissional autônomo precisa estar atento a um tripé pautado em três competências principais, alicerçadas em uma parte técnica, uma administrativa e outra de vendas.

Defronte a isso, profissionais que não tenham esses três pontos bem claros e cravados, são falhos como um todo.

Quer entender como tudo isso funciona? É só continuar lendo 😉

Competência Técnica:

Esse segmento representa a parte produtiva de um negócio, isto é, é o processo que permite a conversão da matéria-prima em bens e serviços.

Em outras palavras, é isso que vai medir a eficiência com que você executa o seu trabalho.

Competência Administrativa:

Quando falamos da parte administrativa de uma empresa, estamos nos referindo ao setor responsável pelo planejamento tático e pela gerência de pessoal e serviços de um negócio.

Está tudo bem administrado? Os processos conseguem acontecer sem muitos obstáculos e custos?

Competência de Vendas:

Por fim, temos a competência de vendas, que irá medir a sua eficiência em atrair clientes para a sua empresa.

Sendo bastante realista, não importa muito qual sua área de atuação, você DEFINITIVAMENTE precisa de vendas para continuar no mercado.

É por isso também, que ser um bom vendedor deveria ser o maior objetivo dos empreendedores.

É uma pena que isso seja negligenciado algumas vezes.

Nesse sentido, vender é um processo científico: exige técnicas e ferramentas para dar certo.

Nesse sentido, é interessante pontuar que 90% dos problemas em vendas no Brasil estão relacionados a utilização de CRM, que é o sistema de gerenciamento do relacionamento com clientes.

Nesta conjuntura, implementar boas práticas de CRM é um passo fundamental para qualquer empresa que tenha o objetivo de colocar o cliente e suas necessidades em primeiro lugar.

Contudo, apesar de ser um país em que esse mercado cresce bastante, o Brasil é um lugar em que as pessoas não são devidamente treinadas para vender.

Nesse contexto, o vendedor contemporâneo está mais interessado em técnicas, do que na transmissão de valores através das mercadorias e dos serviços ofertados.

Clique aqui para entender esse processo, e quem sabe descobrir se está cometendo esse erro 😉

Se depois que ler esse texto, você analisar com cuidado a sua situação e notar que está faltando alguma dessas competências a sua empresa, procure desenvolver tais habilidades ou busque ajuda em outros profissionais.

Gostou deste artigo?

Compartilha com alguém que você acha que vai curtir também. No instagram do Além da Facul estamos sempre compartilhando conteúdo sobre people skills, liderança, empreendedorismo.

Por: Nathália Morais

Deixe seu comentário