Missão da empresa – Teoria ou prática?

Missão da empresa – Teoria ou prática?

Para tirar a ideia do papel e começar uma empresa, uma das etapas iniciais é elaborar o planejamento estratégico, e nele, você definirá a missão da empresa.

Antes de qualquer coisa, você possivelmente pensará em palavras bonitas e de impacto, mas saiba que a missão da empresa é muito mais do que isso.

Dessa maneira, a missão da empresa é a razão da existência de um negócio. Da mesma forma, é definir um propósito que servirá como base para nortear todos os caminhos que o negócio tomará.

Nesse sentido, muito além das palavras bonitas, é fundamental que este propósito seja percebido em ações.

Infelizmente, em muitas empresas, como você já deve ter constatado, só encontramos esses valores em quadros de recepção que no final das contas, só acumulam poeira.

Na prática, parece que a missão da empresa é inexistente

Em contrapartida, outras empresas nascem com um claro objetivo, uma missão de vida, e trabalham incansavelmente para alcançá-la.

Por exemplo, aqui no ADF, nosso propósito maior é ajudar você a desenvolver atitude empreendedora na sua vida.

Essa certamente é a razão da nossa existência, e por causa disso, procuramos contribuir para o seu desenvolvimento da maneira que está ao nosso alcance.

Dessa forma, seja através de posts, vídeos, artigos ou cursos, compartilhamos conteúdos, gerando insights e causando desconforto.

Afinal, quando estamos em uma completa zona de conforto, deixamos de aprender e paramos de evoluir.

Como descubro a razão da existência da minha empresa?

Para encontrar o seu propósito, comece fazendo-se algumas perguntas.

Dentre elas:

  • Qual problema minha empresa espera solucionar?
  • A quem pretendo ajudar?
  • Como farei isso?
  • Quais são meus reais objetivos?
  • Qual o impacto que espero causar na sociedade?

Talvez a sua resposta para uma ou mais perguntas tenha sido o interesse em ganhar dinheiro.

Aliás, sei que pode parecer meio clichê, mas o dinheiro é consequência de um bom trabalho, e proporcional ao impacto gerado.

Afinal, a partir do momento que você alcançar a sua liberdade financeira, será o seu propósito que te tirará da cama todos os dias para continuar trabalhando.

Caso contrário, ao alcançar certa quantia, seria o fim do jogo, não é mesmo?

Sabendo da importância de expressar o papel da organização em ações práticas, é necessário compartilhá-la com todos os funcionários da empresa.

Inclusive, ter o propósito da empresa em mente fará com que as tarefas sejam executadas de maneira completamente diferente.

Por exemplo, vamos imaginar o caso de uma construtora.

O que ela vende?

Depende!

Sim, uma construtora pode vender apenas um imóvel, composto por diversos materiais de construções.

Por outro lado, um concorrente do mesmo setor pode vender o sonho da casa própria, um lar, um ambiente em que serão construídas muitas lembranças.

A partir do momento que a empresa entende seu real propósito, mudam as responsabilidades, a postura, a entrega, e consequentemente os resultados.

Um empreendimento diferente!

Uma empresa com missão é uma empresa com objetivos, com foco.

Por isso, não meça esforços para que faça parte da identidade do seu negócio.

Ao se deparar com obstáculos na sua jornada empreendedora, e acredite, eles aparecerão, lembre-se sempre da razão pela qual a empresa foi criada.

Esperamos sinceramente que nosso conteúdo sobre missão da empresa tenha te ajudado.

Conte sempre conosco para se desenvolver. Afinal, este é o nosso objetivo!

Até a próxima.

Deixe seu comentário