Mídias sociais – Importância para o empreendedor

Mídias sociais - Importância para o empreendedor

Não é novidade para ninguém que mídias sociais são muito importantes para qualquer estratégia de mercado de sucesso, certo?

Até ai tudo bem, mas como você deve imaginar, no cenário digital existem muitos fatores que desempenham funções distintas. Por vezes algumas pessoas possuem dúvidas sobre o que são mídias sociais, e até confundem esse meio de comunicação com as redes e as plataformas sociais.

A fim de esclarecer esses parâmetros, que tal começar te dizendo que mídias sociais são mecanismos utilizados para possibilitar a comunicação entre diferentes pessoas. E falando de marketing, essa ferramenta seria uma plataforma com destaque para a comunicação.

Em segundo lugar, também é bem importante que você saiba que apesar de serem distintos como eu já te falei, a usabilidade da mídia digital se complementa com as funções dos demais artifícios que eu também citei.

Por isso, compreender as divergências entre alguns deles é essencial para que você aperfeiçoe a sua comunicação e gere táticas de marketing digital nos seus projetos.

Mídias sociais vs plataformas online

A saber, plataformas online são softwares que facilitam o relacionamento entre pessoas na internet.

Em outras palavras, quase tudo o que conectamos na web são plataformas online.

  • Sites de pedidos
  • Aplicativos
  • Twitter, Facebook, Instagram

Mídias, por outro lado, como já esclarecemos, são voltadas para a comunicação, e normalmente admitem algum grau de interação.

Bons exemplos disso são blogs, youtube e instagram.

Ou seja, aquelas plataformas que de algum jeito são direcionadas para serviços, como algum portal de seguradora, não são categorizados aqui.

Muito embora sejam plataformas online, como você já deve estar lembrado.

Contudo, tem mais uma coisa: você sabe o que acontece se esse mesmo serviço possuir algo mais em seu portal, a exemplo de notícias?

Essa parte em específico vai ser caracterizada como sendo uma mídia digital, mas o mesmo não acontece com todo o resto.

Existem alguns tipos de mídias que também podem ser plataformas, e alguns exemplos são:

  • Podcasts
  • Sites
  • Blogs
  • Redes sociais

Logo, você geralmente pode concluir que muitas plataformas podem ser mídias, uma vez que essas aceitam que pessoas compartilhem informações.

E redes sociais e canais de marketing ?

Inegavelmente as redes sociais são muito importantes para que você consiga ter estratégias de marketing bem desenhadas e segmentadas.

Por isso, entender seu significado é fundamental.

Em síntese, as mídias digitais interligam os indivíduos identificando o que eles possuem em comum, e as redes sociais são os espaços em que essas pessoas se relacionam e compartilham informações.

Ficou claro?

Então, anota ai: todas as redes sociais também são mídias sociais.

Muita gente se confunde nisso.

Se esse for o seu caso, lembre-se do Twitter, Linkedin, Pinterest.

Todas essas redes sociais são lugares em que as pessoas compartilham informações e interagem.

Todavia, também existem os canais de marketing.

A saber, esses são os meios que você pode registrar as suas táticas de marketing digital, e ter uma conta.

Sabe aquela conta no Google Ads, ou até na página coorporativa do Facebook?

Pois é, é disso que eu estou falando.

Finalmente, não poderia terminar esse texto sem te dizer que ao utilizar mídias sociais, além de potencializar a sua comunicação, você certamente vai alcançar maiores números de pessoas, e também pode conseguir promover mais negócios, a medida em que gera mais networking para a sua empresa.

E se quiser se desenvolver com a gente, ficaremos felizes em tê-lo conosco.

 

Deixe seu comentário