Metodologia 5S – Aplique e aumente sua produtividade

Metodologia 5S – Aplique e aumente sua produtividade

Você conhece a metodologia 5S, certo? Não conhece? Então fique tranquilo, pois caso você não conheça, abordaremos agora os principais pontos dessa ferramenta.

Dominar a metodologia 5S pode te auxiliar a ser mais produtivo, especialmente em tempos de home office.

A saber, a metodologia 5S, desenvolvida no Japão, surgiu a partir da urgência em reerguer o país após a Segunda Guerra Mundial, e consiste em um conjunto de práticas, divididas em 5 sensos, que objetivam aumentar a qualidade no ambiente, favorecendo o aumento da produtividade.

E você, sabe quais são os 5 sensos?

  • Senso de Padronização – Seiketsu
  • Senso de Utilização – Seiri
  • Senso de Limpeza – Seiso
  • Senso de Ordenação – Seiton
  • Senso de Autodisciplina – Shitsuke

A seguir, vamos abordar com mais detalhes cada um deles.

Senso de padronização (Seiketsu)

Nesta etapa, o objetivo é padronizar práticas saudáveis e benéficas, de modo que se tornem um hábito.

Decerto, identificar quais são as melhores práticas e comunicar a todos, evitará que cada pessoa faça o trabalho do seu próprio jeito, garantindo maior controle de qualidade e evitando retrabalho.

Neste momento, a lista de verificação (check list) é uma ferramenta simples e eficaz, que lhe auxiliará no processo de conferência, até que as atividades sejam realizadas de forma rotineira.

Senso de utilização (Seiri)

Certamente você já se deparou com a necessidade de realizar alguma atividade importante, e ao olhar para o ambiente onde seria realizada, ficou desanimado com a bagunça, e acabou procrastinando ou não a executando.

Agora, imagine estar em uma ligação com um cliente, e pedir “um minutinho” para procurar papel e caneta para anotar algo importante.

Você passa uma imagem de um profissional organizado? Garanto que não!

Portanto, o Seiri – senso de utilização – consiste em identificar o que é essencial para a realização de determinada atividade, separando os recursos necessários e criando um ambiente que favoreça a execução da tarefa de forma ágil.

Senso de limpeza (Seiso)

Além da organização abordada no Seiri, é indispensável ter um ambiente limpo para a execução de qualquer atividade.

O Seiso – Senso de limpeza – defende que a limpeza do ambiente é responsabilidade de todos, ajudando a manter um local sempre conservado, livre de sujeira e agradável para a execução do trabalho.

Quem se lembra dos torcedores japoneses recolhendo o lixo nos estádios durante a Copa do Mundo em 2014 no Brasil? É exatamente este o conceito do Seiso.

Limpe seu posto de trabalho antes do início das atividades, e execute esta tarefa de maneira rotineira.

Organize sua mesa e gavetas, limpe seus equipamentos e descarte todo o lixo.

Certamente você produzirá mais em um ambiente mais leve e agradável.

Senso de ordenação (Seiton)

Tão importante quanto separar os itens necessários é identificá-los e ordená-los de maneira inteligente.

Nesta fase, você deve facilitar o acesso aos recursos mais utilizados.

Se você trabalha assinando documentos, guardar a caneta no fundo da última gaveta não é a decisão mais adequada, concorda?

Assim como trabalhar em uma cozinha com diversos temperos e não os identificar, pode atrasar seu trabalho ou resultar na utilização equivocada no preparo do prato.

Por isso, recomendamos que você identifique e ordene seus recursos, a fim de agilizar o seu trabalho.

Senso de autodisciplina (Shitsuke)

Por último e não menos importante, o Shitsuke – senso de autodisciplina. Aqui, você já identificou a importância de todos os outros sensos, mas caso não haja disciplina para executá-los, todo o trabalho será em vão.

De nada adiantará você limpar o ambiente uma única vez, organizá-lo somente no primeiro dia ou não manter a ordem e identificação das coisas. Também não trará benefícios você identificar as melhores práticas e não executá-las com consistência.

Seja disciplinado, pois você já entendeu a importância e benefícios dos demais sensos. Mantenha todas as práticas adotadas e seja uma pessoa mais produtiva.

E aí, animado para implementar a metodologia 5S imediatamente?

Conte sempre conosco no seu processo de desenvolvimento!

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *