Matriz Eisenhower: O que é e qual é sua aplicação

Matriz Eisenhower: O que é e qual é sua aplicação

A Matriz Eisenhower vai te ajudar a priorizar.

Como você sabe, no mundo em que vivemos hoje, é essencial saber quais tarefas priorizar para não se perder, e assim acabar tomando decisões erradas. Nesse sentido, a Matriz Eisenhower é uma ferramenta que pode te auxiliar a resolver esse tipo de problema.

Mas antes de qualquer coisa, a Matriz Eisenhower é um mecanismo que auxilia as pessoas a categorizar seus afazeres de acordo com a sua urgência e importância.

Isso mesmo! Esses são os dois critérios básicos que precisam ser observados por você na hora de decidir a melhor maneira de organizar os seus dias.

A título de curiosidade, essa estratégia foi criada pelo Dwight Eisenhower, um dos ex-presidentes dos Estados Unidos, e basicamente existe para orientar processos e priorizar atividades que precisam ser feitas dentro de uma organização.

Ao mesmo tempo que você entende quais das suas atividades são mais urgentes e importantes, é mais simples fazer uma triagem do que pode ser executado no tempo disponível no momento.

Dessa forma, as atividades que você considerar como mais importantes, estão relacionadas de maneira direta às metas e objetivos que você precisa alcançar.

As mais urgentes, por outro lado, dizem respeito ao tempo que foi estabelecido para a sua execução.

Como fazer a sua Matriz Eisenhower?

  • Esboce um plano cartesiano em uma folha de papel: o eixo vertical representa a importância da atividade, e o horizontal a urgência.
  • Estabeleça o que é urgente e o que é importante: no primeiro quadrante do seu esboço, escreva quais as atividades urgentes e importantes( as que não podem esperar).
  • Depois defina o que ainda que seja importante, não é urgente: aloque essas tarefas no segundo quadrante.
  • Hora de pensar no que é urgente, mas não é importante: tarefas que você está quase perdendo o prazo para realizar. Para essas, utilize o terceiro quadrante.
  • Defina o que não é importante nem urgente no quarto quadrante e não perca tempo com essas atividades.

Vantagens e sugestão de uso

Talvez um dos maiores motivos para você começar a usar isso hoje seja a facilidade e praticidade do método.

Quer dizer, você não precisa gastar uma grana em softwares super complexos… é super possível começar a se organizar melhor utilizando a Matriz Eisenhower.

É claro que também podem existir desvantagens em usar a matriz de priorização.

Por exemplo: você pode ter dificuldade em identificar a importância de uma atividade, e cometer o equívoco de delegar uma função ao recurso errado.

Dessa maneira, poderá enfrentar uma queda na qualidade.

Mas isso não significa que você não possa usar a matriz urgente como um marco para começar a gerenciar melhor seus processos.

No momento que colocar suas atividades no quadrante certo, comece a ajustar seus processos de administração de tempo.

Certamente vai ficar mais fácil completar tudo que precisa ser feito a tempo.

Se usar a Matriz Eisenhower não deixe de voltar aqui e contar para a gente os resultados.

Estamos sempre disponíveis para te ajudar!

Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *