Marketplace – Esse tipo de serviço é para você?

Marketplace - Esse tipo de serviço é para você?

Certamente você já ouviu falar em marketplace alguma vez na vida, certo?

Até porque o modelo de negócio em marketplace se tornou muito comum no Brasil durante os últimos anos.

Antes de começar de fato nosso papo, deixa eu te contar que o marketplace nada mais é do que um tipo de shopping virtual em que as pessoas podem comprar e vender produtos na internet.

Sem dúvidas essa forma de mercado traz muitos benefícios ao consumidor.

É muito mais fácil achar o que precisamos quando temos várias marcas e lojas reunidas em uma mesma plataforma.

Atualmente várias empresas de grande porte estão imersas nesse mercado:

Americanas, Mercado Livre, Walmart…

A lista é enorme!

Diante disso, eu te pergunto: Por que esse modelo de serviço tem dado tão certo?

Marketplace: Possibilidade de ganhar mais

Para conseguir responder o questionamento feito anteriormente, vou utilizar um exemplo simples, beleza?

Dessa forma, imagine que você resolveu abrir uma empresa especializada em camisetas diferentes com estampas criativas e originais.

Analogamente, você conhece uma pessoa que tem uma empresa no mesmo seguimento que o seu.

Foi a partir daí que você teve a sua ideia de negócio, inclusive.

No entanto, o empreendimento dirigido pelo seu conhecido tem mais tempo no mercado e mais estabilidade.

Ele consegue vender mais e ter mais visibilidade entre os consumidores.

Então seu amigo te propõe o seguinte: você poderia vender suas camisetas na loja de roupas dele, em troca de um percentual sobre os lucros obtidos.

Esse cenário ilustra muito bem o que acontece no marketplace.

Quais são as vantagens desse tipo de serviço?

Inquestionavelmente esse modelo de negócio é muito vantajoso.

Assim, o benefício mais expressivo que eu poderia listar para você é a visibilidade.

Em síntese, você terá mais visibilidade sobre seus produtos e serviços ao conseguir chegar a um público que ainda não conhecia sua empresa.

Esteja certo que quanto maior for o seu nível de visualização, maiores serão as suas chances de vender.

Afinal, seu público se tornará mais consistente.

Nesse sentido, você acaba não precisando investir tempo, recursos e energia divulgando sua marca.

Ademais, a medida em que seus serviços apareçam em e-commerces relevantes, mais confiantes os seus consumidores irão se sentir em optar pelos produtos que você vende.

Fora isso você também:

  • Gastará menos com publicidade, e sua margem de lucro tende a subir.
  • Suas vendas possuem grande probabilidade de aumentar.
  • Seus produtos vão ficar mais visíveis nos buscadores de pesquisa, o que melhora suas chances de conseguir clientes.
  • Mais gente vai conhecer a sua empresa: você vai diversificar o seu público.

E quanto as desvantagens?

Apesar das expressivas vantagens desse tipo de negócio, é fato que desvantagens também existem.

Nesse cenário, podemos destacar a dependência que as empresas passam a ter em relação à plataforma que as abriga.

Por isso é importante se resguardar e ter um plano B caso algum problema aconteça.

Outra coisa que pode prejudicar alguns empreendedores, é a transformação que a personalidade da marca acaba sofrendo, direta ou indiretamente.

Provavelmente as pessoas lembrem-se mais da plataforma de marketplace do que do seu negócio em si, apesar de comprarem os seus produtos.

É por esse e outro motivos que você precisa avaliar os custos e benefícios de integrar esse tipo de estratégia.

Todavia, não esqueça que por aqui tem amigos para te ajudar a tomar as decisões corretas.

Até mais.

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