Marketing de produto – Conceito e como implementar

Marketing de produto - Conceito e como implementar

Enquanto pesquisa novas estratégias para implementar no seu negócio, você já se deparou com o setor de marketing de produto?

A saber, o marketing de produto é uma área estratégica que pode ser muito eficiente para o seu plano de negócio.

Por esse motivo, pretendo te falar um pouco mais sobre como o marketing de produto funciona, e como pode ser implementado na sua empresa.

Para começo de conversa, vamos esclarecer que as atividades desse setor tem o objetivo de sustentar o crescimento e fortalecimento do seu produto.

Analogamente, quem é responsável por isso, se empenha em posicionar o produto no mercado ao passar a mensagem certa ao público.

Nesse sentido, é fundamental realizar bons lançamentos e entender a geração de demanda existente.

Assim você vai conseguir melhorar o processo de vendas e superar seus concorrentes.

Se você quiser se tornar um gerente de marketing de produto, esteja certo que precisará desenvolver seu olhar estratégico para conseguir atingir o melhor posicionamento de um produto durante todo o seu ciclo de vida.

Nesse cenário, terá várias funções importantes como: gerenciar projetos e conduzir a logística desses procedimentos.

Marketing de produto: Entendo as entrelinhas


Vamos supor que você esteja interessado em trabalhar nesse setor.

A princípio, é possível que você seja apresentado a estratégia dos 4 Ps comuns na área de marketing.

  1. Produto
  2. Preço
  3. Promoção
  4. Praça

Ao implementá-las você será capaz de pensar em bons planos embasados no seu diferencial competitivo.

Em outras palavras, você tem que ser a voz do seu produto.

Da mesma forma, é importante orientar o seu time sobre as prioridades necessárias a sua estratégia.

Através disso sua equipe vai conseguir traduzir o que faz o produto que estão oferecendo ao mercado.

Além disso, vai ser mais fácil demonstrar que o seu produto é diferente daqueles que já existem na concorrência.

Não se esqueça que a sua mensagem precisa ser clara e objetiva, sem margens para interpretações erradas.

Sem dúvidas seus clientes devem entender sem dificuldade: o que é a sua mercadoria, e por que adquiri-la é importante.

Product Marketing Manager (PMM) e Product Manager (PM) são duas áreas iguais?

Em primeiro lugar, é bom esclarecer que os profissionais de ambas as partes podem formar uma ótima equipe.

Isso porque são setores diferentes que podem se complementar.

Enquanto um Product Manager cuida do desenvolvimento do produto, um Product Marketing Manager é responsável por ser a voz dos consumidores e fornecedores para o produto e vice-versa.

Além de analisar e reunir direcionamentos do mercado, esses profissionais também estudam as movimentações da concorrência e dos consumidores.

Sob o mesmo ponto de vista, é comum que essa importante área do marketing atuem nos setores de:

  • Marketing, para alinhar a comunicação;
  • Vendas, para reunir feedbacks e gerar interações que tornem a compra mais ágil;
  • Atendimento e Suporte.

Apesar da importância dessa área, existem alguns obstáculos na sua execução.

Desafios no setor

Para começar, não posso deixar de apontar para a priorização de tarefas, já que é necessário regular todo o cotidiano de atividades.

Fora isso, administrar stakeholders também é um baita desafio.

Certamente isso irá possibilitar que todas as ações estejam alinhadas, e que todos os envolvidos estejam engajados com o projeto.

Lembre-se também que passar a mensagem certa é fundamental para que todo o processo de vendas seja bem-sucedido.

Por isso, não deixe de estudar mais sobre o tema, e ter pessoas que possam te ajudar na missão de implementar o marketing de produto nas suas estratégias.

Conte sempre com a nossa equipe para te ajudar com isso!

Até a próxima.

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