Market share e a sua participação no mercado

Market share e a sua participação no mercado

Você já ouviu falar em market share alguma vez na vida?

Da mesma maneira, conhece a importância que o market share pode ter na sua atuação diante da concorrência?

Não? Tudo bem. Mas antes de te explicar qualquer coisa nesse sentido, saiba que market share é uma proporção que condiz com a importância do seu negócio frente a concorrência do mercado em que ele está inserido.

A saber, esse fator pode equiparar-se ao valor de mercado, a quantidade de pessoas que optam por um serviço, o número de vendas, além de outros aspectos.

Vale lembrar, inclusive, que até empreendimentos inovadores e arrojados disputam com outras empresas.

Nesse sentido, tal cooperação compõe a parcela dos consumidores que a sua empresa teve a capacidade de alcançar.

Só para ilustrar, esse fator é diretamente proporcional ao lucro produzido.

Como você deve imaginar, é super importante conhecer o market share e saber como calculá-lo.

Neste texto pretendo te ajudar com isso!

O que é market share?

Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que a concepção de participação de mercado pode ser vista e compreendida de diferentes formas.

Contudo, seu maior objetivo, independente da ótica que escolher utilizar para analisar, precisa ser estabelecer, através de porcentagens, o quanto negócios que estão no mesmo setor que o seu, se sobressaem.

Podemos entender a ideia de participação de mercado sob diversos aspectos.

Seja qual for o parâmetro utilizado, o objetivo é determinar, por meio de porcentagens, o quanto empresas dentro do mesmo campo de atividades se sobressaem diante de outras.

E qual a razão de tudo isso ser importante para você?

Em primeiro lugar, esse é um excelente indicador para qualquer empreendedor utilizar em suas campanhas e lançamentos.

Afinal, entender como outras empresas se comportam e atuam é uma das formas de se planejar estrategicamente.

Nesse sentido, quando o market share estiver aumentando você pode identificar que seu trabalho está indo bem, porém, quando ele estiver diminuindo, talvez seja o momento de tomar alguma iniciativa.

Decerto que observar sua empresa sob essa perspectiva é uma maneira eficiente de compreender como anda seu desempenho.

Até porque fazendo isso você vai estar levando em conta o meio em que outros negócios estão alocados.

Da mesma forma, é comum que quando a gente analise o crescimento só através de indicativos da nossa própria empresa, o fator comparativo seja nosso próprio negócio.

Calcular essa métrica faz diferença porque…

Certamente que ao calcular esse indicador eventualmente, você vai ser capaz de achar mais estímulos para focalizar em novas chances e até perceber pontos de melhoria.

Além disso, empreendimentos que possuem mais participação nesse setor, frequentemente aproveitam mais os benefícios competitivo, tais como:

  • Confiabilidade para conseguir fechar acordos e parcerias;
  • Mais facilidade em negociar com os seus fornecedores.

Como você pode calcular o market share?

Você pode fazer isso de algumas maneiras diferentes, e hoje vou te mostrar três delas.

1- Público-alvo

MS = consumidores conseguidos pelo negócio/ potenciais usuários no setor que a empresa atua

2- Faturamento

MS = receita do negócio/ receita total de todos os empreendimentos relevantes da área

3- Valor de mercado

MS = valor de mercado do negócio / valor de mercado total dos empreendimentos mais pertinentes da área

Gostou das dicas? Tomara que calcular o market share se torne mais simples depois desse texto!

Conte sempre conosco.

Até mais.

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