Liderança transacional e seus efeitos em um negócio

Liderança transacional e seus efeitos em um negócio

Você sabe em que consiste a liderança transacional?

Não? Tudo bem, muita gente não imagina que existem diferentes tipos de liderança, e isso também acontece com a liderança transacional.

A saber, liderança transacional é uma das formas mais comuns de liderança, infelizmente. Isso porque nesses casos o gestor não tem um comportamento de líder, e sim de chefe.

Nós sempre falamos por aqui que liderar é possuir a capacidade de conduzir outros indivíduos na direção de um alvo que todos tenham em comum.

Nesse sentido, é muito importante ressaltar que existem diferentes tipos de líderes, até porque somos diferentes e únicos.

Isto é, você tem o seu jeito de ser, aspirações únicas, criação e vivências que te transformaram em quem você é hoje.

Assim, é bastante comum começar a trabalhar em um lugar e notar que o seu gestor é um líder que tem concepções diferentes das suas, e acredite, isso não necessariamente é ruim.

A gente se adapta e passa por muitas circunstâncias diferentes, então conseguir exercer a dinamicidade nessas situações é fundamental.

Por que a liderança transacional não é a melhor alternativa?

De fato é importante saber delegar funções e assumir o controle em situações de crise, até porque isso é também o que os líderes fazem e devem fazer.

No entanto, você não pode apenas esperar que seus colaboradores cumpram as regras estabelecidas por você sem hesitar.

Afinal, você é um ser humano como qualquer outra pessoa.

Por isso também possui vulnerabilidades, e pontos em que deve melhorar.

Por outro lado, o que você tem que fazer é se empenhar em entender os seus companheiros de trabalho, suas motivações e assim conseguir antecipar o que possa vir a dar errado no futuro.

Em resumo, você deve permanecer ao lado do seu time, para que as demandas que precisam ser atendidas sejam alcançadas.

Seja um líder transformacional

Diferente do que acontece na liderança transacional, um líder transformacional encoraja a sua equipe a ter uma performance melhor a cada dia.

Da mesma maneira, ele influencia essas pessoas através do exemplo.

Então antes de exigir algo do seu time, seja a pessoa que você espera que eles se tornem.

Confie, respeite, reconheça os pontos positivos e corrija da maneira certa.

Sob o mesmo ponto de vista, não esqueça que você deve ser a pessoa mais comprometida com as normas da organização e também com a realização do que precisa ser feito.

Além disso, a partir do momento em que você consiga desenvolver uma liderança transformacional vai conseguir conviver melhor com as pessoas que trabalham com você, ao passo que irá compreender seus respectivos perfis.

Não esqueça que todo mundo pode ser um líder melhor, e deixar de desempenhar uma liderança transacional é o primeiro passo para chegar lá.

Conte com toda a nossa equipe para tanto!

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *