Você conhece alguém introvertido que acha que essa é uma característica negativa?
A saber, ser introvertido não necessariamente é um defeito, e neste texto vou te explicar o porquê.
De acordo com o dicionário, alguém introvertido normalmente coordena suas emoções e sentimentos para dentro de si, diferente do que acontece com pessoas extrovertidas.
De fato, essas são duas personalidades opostas, contudo muita gente acredita que uma é melhor do que a outra, e isso é uma tremenda inverdade.
Em síntese, pessoas introvertidas normalmente possuem a incrível habilidade de ouvir verdadeiramente outras pessoas, e essa é uma capacidade inerente a bons líderes.
Portanto, se você é uma pessoa introvertida, não se ache menos capaz por causa disso, nem tente mudar a sua personalidade.
Por outro lado, busque se conhecer e fortalecer seus pontos fortes para que a sua introversão não seja capaz de te paralisar frente aos seus desafios e objetivos.
Quer entender como fazer isso? Então, continue lendo o texto!
Diferenças entre um introvertido e um extrovertido
Muita gente têm o costume de se classificar como extrovertidas ou como introvertidas, mas nem todo mundo sabe o que essas características significam na prática.
Ainda que tenhamos tratado minimamente da introversão no início do texto, é bem necessário falar sobre isso mais profundamente.
Em suma, pessoas extrovertidas são inclinadas a direcionar energia para o espaço que está a sua volta.
Da mesma maneira, são indivíduos que se sentem confortáveis em lugares dinâmicos, cheios de outras pessoas.
Se esse é o seu caso, provavelmente você tenha facilidade em expressar seus pensamentos, por exemplo.
No entanto, quando você é mais quieto, vive bem sozinho, e aprecia momentos ao lado daqueles que de fato conhece, é provável que você seja alguém introvertido.
Contudo, diferente do que possa estar pensando, isso em nada tem a ver com timidez.
Muito embora, existam casos de introversão acompanhados de timidez, não são todas as pessoas introvertidas que são tímidas.
A propósito, normalmente a timidez paralisa as pessoas diante do que precisam fazer por causa da vergonha e do medo.
E aí, que tipo de personalidade você tem?
Ainda está com dificuldade para identificar?
Que tal mais algumas dicas?
Indícios de que você é uma pessoa introvertida
Você acredita que sabe quando uma pessoa possui essa característica?
Certamente se fosse fácil identificar, a vida de todos os líderes e gestores seria mais fácil, pois lidar com tantas pessoas diferentes às vezes é difícil, e mesmo sem querer facilmente colocamos nossos colaboradores em situações desconfortáveis.
Embora claramente exista um estereótipo, aqueles que não se enquadram na figura da pessoa calada e quieta, podem facilmente ser um exemplo de introversão.
- Você pensa que discussões fúteis são desgastantes;
- Gosta de estar com pessoas que conhece, e dificilmente se sente confortável em se abrir com aqueles que não tem intimidade;
- Se sente sozinho quando está entre muitas pessoas;
- Você presta atenção aos detalhes que outros não notam;
- Tem a necessidade de pensar muito antes de falar.
Tomara que essas dicas tenham ajudado você a entender que ser introvertido não é um problema, desde que isso seja usado para potencializar suas outras virtudes.
Lembre-se que sempre pode contar conosco para desenvolver suas habilidades.
Até mais.
Vabo é especialista em People Skills, OPM pela Harvard Business School e mestre pelo COPPEAD/UFRJ, com extensão na EM Lyon Business School. Vendeu sua primeira startup antes dos 30 anos para o grupo B2W Digital e foi diretor da Stone Pagamentos. É CEO do Além da Facul, professor da Link School of Business e Empreendedor Endeavor.