Inbound marketing – Conceito, funcionalidades e etapas

Inbound marketing - Conceito, funcionalidades e etapas

A princípio, me diz, você certamente já deve ter escutado falar em inbound marketing, certo?

Sabia que o termo inbound marketing foi originado nos Estados Unidos, mas só começou a ser mais utilizado em 2009, após o lançamento de uma obra sobre a temática escrita por Brian Halligan e Dharmesh Shah?

Mas indo ao que interessa, inbound marketing representam ações cuja principal finalidade é atrair consumidores para seu veículo digital. Como isso é feito? Bom, é isso que pretendemos te explicar nesse texto, mas em suma, é realizado um trabalho de relacionamento personalizado com esse potencial cliente.

Antes de mais nada, é legal saber que essa ferramenta também pode ser definida como marketing de atração, e apesar de ser uma das vertentes do marketing tradicional, existem algumas diferenças bem importantes entre esses dois modelos.

A principal delas, que eu não posso deixar de te contar, é que no inbound quem vai ao encontro da empresa é o consumidor.

Nesse sentido, o conteúdo tem um papel super importante.

Ele vai educar o seu público sobre os problemas que eles podem ter, e que você pode solucionar.

Funcionalidade do inbound marketing

A cada dia mais, o meio digital está mais presente em nossas vidas, de forma que imaginar um mundo sem internet é quase impossível.

Esse artifício está em tudo e as facilidades que ele nos trouxe foram muitas.

Inegavelmente em detrimento disso, todos os empreendedores deveriam estar atentos ao método do inbound marketing.

Você pode adaptar as estratégias, e empregar em seu negócio ao utilizar conteúdo autoral, personalizado, para entretenimento ou a fim de agregar valor com algum reforço da sua marca.

Ao mesmo tempo, vale lembrar que com essa estratégia de marketing você:

  • Eleva a visibilidade da sua empresa
  • Diminui os gastos para conseguir clientes
  • Produz conteúdo de qualidade
  • Melhora substancialmente o seu processo de vendas

Em suma, ele traz resultados benéficos, e é mais barato.

As Etapas do inbound marketing

Como quase tudo na vida e no mercado, o marketing de atração é conduzido por uma lógica simples de etapas.

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. Vender
  5. Analisar

Em primeiro lugar, é necessário coletar leads.

E para isso você deveria ter um bom conteúdo para oferecer em troca de algumas informações pessoais.

Pelo menos isso tornaria o seu trabalho bem mais fácil…

Em segundo lugar, você precisa que o seu usuário aceite trocar algumas informações, por algum benefício.

Depois disso, é o momento de investir tempo nutrindo e relacionando essas pessoas.

Entendeu?

Como você deve imaginar, nem todos os leads que você conseguir coletar vão estar prontos para comprar os seus produtos.

E tá tudo certo.

Sob esse ponto de vista, caso você pare e olhe a jornada de compra do cliente, você vai perceber que existem pontos que precisam ser respeitados até o indivíduo literalmente estar pronto para ser abordado.

Por fim, temos as vendas.

A saber, tanto a geração, como a nutrição de leads, são pensadas para  gerar mais oportunidades de vendas para sua empresa.

Visto que o inboud marketing é uma pauta muito atual e importante, eu espero que você tenha gostado desse breve resumo, e que não deixe de implementar esse modelo no seu modelo de negócio.

Lembre-se que estamos sempre aqui para te ajudar a tirar seus planos do papel, conte conosco.

Até mais.

 

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