A princípio, me diz, você certamente já deve ter escutado falar em inbound marketing, certo?
Sabia que o termo inbound marketing foi originado nos Estados Unidos, mas só começou a ser mais utilizado em 2009, após o lançamento de uma obra sobre a temática escrita por Brian Halligan e Dharmesh Shah?
Mas indo ao que interessa, inbound marketing representam ações cuja principal finalidade é atrair consumidores para seu veículo digital. Como isso é feito? Bom, é isso que pretendemos te explicar nesse texto, mas em suma, é realizado um trabalho de relacionamento personalizado com esse potencial cliente.
Antes de mais nada, é legal saber que essa ferramenta também pode ser definida como marketing de atração, e apesar de ser uma das vertentes do marketing tradicional, existem algumas diferenças bem importantes entre esses dois modelos.
A principal delas, que eu não posso deixar de te contar, é que no inbound quem vai ao encontro da empresa é o consumidor.
Nesse sentido, o conteúdo tem um papel super importante.
Ele vai educar o seu público sobre os problemas que eles podem ter, e que você pode solucionar.
Funcionalidade do inbound marketing
A cada dia mais, o meio digital está mais presente em nossas vidas, de forma que imaginar um mundo sem internet é quase impossível.
Esse artifício está em tudo e as facilidades que ele nos trouxe foram muitas.
Inegavelmente em detrimento disso, todos os empreendedores deveriam estar atentos ao método do inbound marketing.
Você pode adaptar as estratégias, e empregar em seu negócio ao utilizar conteúdo autoral, personalizado, para entretenimento ou a fim de agregar valor com algum reforço da sua marca.
Ao mesmo tempo, vale lembrar que com essa estratégia de marketing você:
- Eleva a visibilidade da sua empresa
- Diminui os gastos para conseguir clientes
- Produz conteúdo de qualidade
- Melhora substancialmente o seu processo de vendas
Em suma, ele traz resultados benéficos, e é mais barato.
As Etapas do inbound marketing
Como quase tudo na vida e no mercado, o marketing de atração é conduzido por uma lógica simples de etapas.
- Atrair
- Converter
- Relacionar
- Vender
- Analisar
Em primeiro lugar, é necessário coletar leads.
E para isso você deveria ter um bom conteúdo para oferecer em troca de algumas informações pessoais.
Pelo menos isso tornaria o seu trabalho bem mais fácil…
Em segundo lugar, você precisa que o seu usuário aceite trocar algumas informações, por algum benefício.
Depois disso, é o momento de investir tempo nutrindo e relacionando essas pessoas.
Entendeu?
Como você deve imaginar, nem todos os leads que você conseguir coletar vão estar prontos para comprar os seus produtos.
E tá tudo certo.
Sob esse ponto de vista, caso você pare e olhe a jornada de compra do cliente, você vai perceber que existem pontos que precisam ser respeitados até o indivíduo literalmente estar pronto para ser abordado.
Por fim, temos as vendas.
A saber, tanto a geração, como a nutrição de leads, são pensadas para gerar mais oportunidades de vendas para sua empresa.
Visto que o inboud marketing é uma pauta muito atual e importante, eu espero que você tenha gostado desse breve resumo, e que não deixe de implementar esse modelo no seu modelo de negócio.
Lembre-se que estamos sempre aqui para te ajudar a tirar seus planos do papel, conte conosco.
Até mais.