Ter humildade no trabalho é um problema?

Ter humildade no trabalho é um problema?

Qual é a sua opinião sobre humildade no trabalho?

Certamente essa é uma importante característica que precisa ser desenvolvida por todas as pessoas, sobretudo pelos líderes. Nesse sentido, a humildade no trabalho nos torna mais empáticos e dispostos a ouvir.

Sob essa ótica, a humildade é a habilidade de exercer modéstia e simplicidade em suas condutas e também a consciência em suas ações. Quando estamos dentro do ambiente de trabalho lidamos com variedades distintas de pessoas, e se despir da arrogância para aprender com elas é essencial para crescer e se desenvolver.

Diferente do que muita gente pensa, ser humilde não significa aceitar tudo prontamente, sobretudo quando a situação imposta a você não for correta e justa.

Por outro lado, essa característica aparece muito mais naquelas pessoas que conhecem a si mesmas a ponto de saber que não sabem de todas as coisas, e que pedir ajuda é um processo completamente natural.

Isso é ainda mais real quando falamos do nosso ambiente de trabalho, em que é essencial trabalhar em equipe e aprender com outras pessoas.

Mesmo que esse seja um atributo admirável e necessário, é preciso ter cuidado com a medida em que demonstramos humildade, uma vez que isso pode limitar seu desenvolvimento profissional.

Importância da humildade no trabalho

Aqui no ADF sempre assumimos uma postura de aprendizes, porque de fato é assim que nos enxergamos.

Então apesar de muita gente falar que aprende conosco diariamente, na verdade, nós também aprendemos muito com nosso time e nossos alunos.

Certamente isso faz com que nossos pés fiquem fixos no chão, afinal, quem sabe que não sabe de tudo, nunca vai se achar o melhor de todos.

Em outras palavras, confie em você.

Escute e respeite outros apontamentos, mas se acreditar em algo, não tenha medo de argumentar.

Dosar a humildade?

Não é que você precise dosar sua humildade, a grande questão é que você precisa entender o sentido real dessa característica.

Dessa maneira, um ponto válido é investir em autoconhecimento, pois só assim você vai conhecer seus limites e saberá o momento de pedir ajuda.

Contudo, conhecer limitações também quer dizer saber exatamente onde estão seus pontos fortes, e o que você pode usar como vantagem.

Seja humilde, inclusive nos seus desafios, quando precisar pedir ajuda e mostrar vulnerabilidade.

Mas assuma o risco, tenha coragem e tome o comando quando for necessário.

Você acredita que é humilde no trabalho, ou será que precisa desenvolver com mais precisão essa habilidade tão importante?

A seguir, preparei um passo a passo que você pode utilizar para se avaliar nesse quesito.

Você é humilde no trabalho?

  1. Perceba qual é a sua conduta no seu ambiente do trabalho;
  2. Observe como você se comporta com seus colegas de trabalho;
  3. Você se sentiu arrogante e pedante em algum momento?
  4. E humilhado ou apagado porque não se manifestou?
  5. Escute seus colegas, peça feedbacks.
  6. Se analise.

Gostou de entender um pouco mais sobre a humildade no trabalho? Espero que sim.

Se quiser se desenvolver com a gente, conte sempre conosco.

Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *