Greenwashing – O que é, e quais suas implicações?

Greenwashing - O que é, e quais suas implicações?

Você sabe o que significa o termo greenwashing?

Se não sabe o que isso significa, o greenwashing é muito comum na atualidade, e por isso resolvemos escrever esse texto para explicar como essa prática acontece.

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer que o greenwashing são técnicas em que a publicidade de uma empresa é feita de maneira sorrateira e enganosa.

Nesse cenário, é comum encontrar indústrias, empreendimentos e até ONGs que fazem isso, infelizmente.

Greenwashing: Descomplicando o desconhecido

A primeira coisa que você precisa saber é que esse mecanismo é uma estratégia em que as pessoas se utilizam de discursos, anúncios e campanhas publicitárias com o objetivo de se promover.

Além disso, o conteúdo que esse tipo de prática promove tem outra característica importante.

Ele parece ser eco-friendly, e sustentavelmente responsável, mas completamente diferente disso na prática.

Isso é um problema porque pode te induzir a consumir alguma coisa acreditando em um ideal que não existe.

Muitas vezes, o objetivo do anúncio é conectar a imagem da empresa com determinadas palavras e até imagens relacionadas ao meio ambiente.

Só que na realidade nada é feito para conter a poluição, desmatamento e contribuir para a conservação da natureza.

Pior do que isso, às vezes o serviço pode até gerar mais danos ainda.

Exemplos de Greenwashing

O IDEC( Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) relatou que quase metade dos produtos que utilizam embalagens colocam informações que não condizem com a realidade.

Só para ilustrar isso, muitas vezes a produção dessas mercadorias é responsável por emitir gases tóxicos, e explorar ainda mais os recursos limitados que estão disponíveis na natureza.

Por exemplo, pense na produção de automóveis.

Você imagina o quanto o processo de produção desses mecanismos usa energia?

Se você vai comprar um carro e encontrar propagandas afirmando que foram usados materiais reciclados para produzir o veículo e sem metais pesados, esteja certo que essas informações são greenwashing.

E por que?

Ora, os anúncios estão disfarçando os prejuízos que o automóvel causa ao meio ambiente.

Dessa forma, é fundamental que a sua empresa possua certificações para comprovar que a conduta do negócio é sustentável de fato.

Ademais, esse conselho vale para todos os setores da sociedade: esfera pública, publicitária e digital.

Lembre-se que não adianta afirmar boas condutas, se elas não podem ser comprovadas.

Mas antes que você se questione demais e se preocupe com esse tipo de prática, saiba que você pode identificar e prevenir esse tipo de ação.

Mãos à obra!

Em primeiro lugar, esteja atento às mercadorias e aos serviços que se promovem como amigos do meio ambiente, mas não trazem informações que comprovem isso em seus rótulos.

Alguns certificados para ficar ligado são:

  • FSC
  • Ecocert
  • IBD
  • PROCEL

Da mesma forma, sempre que possível confira nos sites das entidades para conferir a veracidade das informações, e assim fugir do greenwashing.

Não esquece que por aqui estamos sempre torcendo por você!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *