Gestão de conhecimento – Como aplicar

Se você quer muito implementar uma boa gestão de conhecimento no seu negócio, saiba que é fundamental entender que saber verdadeiramente de algo é muito diferente de possuir alguns dados sobre o assunto.

Então, para ter uma gestão de conhecimento você vai precisar possuir muito mais do que meras informações.

Por analogia, gestão de conhecimento é um grupo de métodos e processos que tem como finalidade favorecer a produção, passagem e a realização do que se aprende em conjunto dentro de uma empresa.

Essa concepção existe para que os propósitos de uma organização sejam alcançados, através de boas normas de utilização do conhecimento.

Por conseguinte, as técnicas desse método existem com o propósito de unir as origens do fornecimento do conhecimento, com as carências da utilização da instrução.

Nesse sentido, para que isso tudo funcione,  é necessário que exista desenvoltura na transmissão do saber para os indivíduos que precisam do conhecimento para executar algum procedimento no negócio.

Objetivos da gestão de conhecimento:

Para conseguir suprir as finalidades para as quais esse tipo de gestão existe, é essencial que quatro coisas aconteçam:

  1. O maior número de  informações precisa ser guardada, e organizada de forma que o acesso seja fácil e prático.
  2. O conhecimento precisa estar acessível entre os membros da sua equipe.
  3. A cultura organizacional do seu negócio precisa ser forte e incentivar seus funcionários a compartilhar  conhecimento.
  4. O conhecimento que já está disponível na empresa precisa ser reconhecido.

Certamente que ao entender a importância desse modelo de gestão, você vai perceber como a educação corporativa é necessária, e também pode melhorar seus resultados.

Educação corporativa: Você já ouviu falar disso?

Trata-se de um processo mais amplo que o cotidiano de capacitação e prática para funcionários.

Ainda que o treinamento seja decisório para que você saiba realizar bem suas atividades dentro da empresa, a educação corporativa é mais complexa que isso.

A fim de assegurar a gestão de conhecimento, é super importante que a competência das pessoas seja apontada, além de usada em favor do seu negócio.

Afinal, seu principal objetivo enquanto empreendedor precisa ser progredir o conhecimento organizacional da empresa e do seu time, concorda?

No final das contas, os resultados desse setor vão ser reflexo da administração do conhecimento e do gerenciamento dos funcionários.

Por fim, saiba que trabalhando nesse parâmetro é muito mais seguro atingir os objetivos de longo prazo do seu empreendimento.

Nesse cenário, você faz ideia de como implementar essa estratégia no seu negócio?

Não? Que tal algumas dicas?

Quatro etapas para aplicar

  1. Reconheça em qual situação o seu negócio está: estude cada grau que forma o seu negócio, como as pessoas, o conteúdo dos seus produtos e a cultura da sua empresa.
  2. Em seguida, estabeleça um plano de ação para administrar bem a transmissão de conhecimento entre as pessoas.
  3. Por conseguinte, não se esqueça de testar o que você resolveu que faria na etapa anterior, afinal erros podem acontecer, e processos sempre podem ser aperfeiçoados.
  4. Hora de executar sua implementação. Aqui é válido deliberar sobre algum indicador para medir como seu projeto está se saindo.

Você gostou das dicas sobre gestão de conhecimento? Saiba que você pode começar a implementá-las em sua empresa hoje mesmo.

Conte conosco para te ajudar no que for necessário.

Até mais.

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