Gestão de carreira – Como fazer isso da melhor forma

Gestão de carreira - Como fazer isso da melhor forma

No momento de procurar por uma oportunidade profissional, você pode observar diferentes aspectos, como o clima organizacional da empresa, e a remuneração oferecida. Porém, para estar apto a ocupar as melhores posições você precisa fazer uma boa gestão de carreira.

A saber, a possibilidade de crescimento é outro ponto muito importante no processo de busca por um novo emprego. Porém não vá achando que o seu desenvolvimento é responsabilidade apenas do estabelecimento em que trabalha, se esforçar para ter uma boa gestão de carreira é um papel seu.

Primeiramente, é válido ressaltar que a gestão de carreira é um grupo de práticas que visam estruturar a jornada profissional de alguém.

Exatamente por isso, tudo precisa ser muito bem planejado, afinal os grandes feitos da vida acontecem a longo prazo.

Em outras palavras, é necessário que você avalie não apenas o cargo que deseja ocupar, mas se existem possibilidades de evoluir e ser promovido.

Muita gente acha que planejar a carreira é algo complexo demais.

Contudo, isso não é verdade!

Se você já leu alguma coisa sobre plano de negócios, possivelmente encontrará algumas similaridades entre essas práticas.

Primeiramente, você vai precisar observar todas as peculiaridades existentes nesse projeto, assim como faz no momento em que tem uma ideia de negócio inovadora.

Sejam seus pontos fortes, sejam seus pontos fracos.

Depois disso, chega o momento de definir qual é o seu objetivo com o planejamento profissional.

Afinal, cada carreira exige processos diferentes, concorda?

Gestão de carreira: Pensar e executar

Em seguida, depois de saber exatamente o que você quer, é hora de traçar o seu caminho para chegar ao seu propósito.

Da mesma maneira, não esqueça que para ter sucesso nessa empreitada, irá precisar desenvolver algumas competências técnicas e outras comportamentais – as chamadas people skills.

A propósito, competências técnicas são aquelas que você consegue aprender através de cursos, livros e capacitações.

Falar inglês, manusear planilhas, criar softwares…

Porém, quando falamos de habilidades comportamentais, você já deve suspeitar que estou tratando de algo diferente.

Sabe aquelas características que são otimizadas e melhoradas através da nossa experiência profissional?

Como a oratória, e a concentração?

Então, é basicamente isso.

Mas também é bacana esclarecer que para desenvolver capacidades assim, você precisa treinar e se esforçar bastante.

Definitivamente, assim como a gestão de carreira, o processo de desenvolvimento de qualquer habilidade exige um passo a passo, e pular etapas nesses casos pode não ser uma boa ideia: anota aí.

Conforme você possa imaginar, se desenvolver profissionalmente é um dos caminhos para ser relevante em meio ao mercado, e garantir algumas oportunidades.

Percebeu como saber estruturar seu plano é importante?

Esperamos que sim!

E não esqueça que pode contar com toda a nossa equipe no momento de pensar em fazer a sua gestão de carreira.

Certamente podemos te ajudar.

Até mais.

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