Feedbacks de clientes – Como coletar e importância

Feedbacks de clientes - Como coletar e importância

Inquestionavelmente qualquer empresa que se preze deve procurar formas de crescer e melhorar as ofertas que possui. Nesse sentido, ter o feedback de clientes que consomem os seus produtos, é um ponto fundamental.

Perceber o feedbacks de clientes de uma maneira crítica e saber o que precisa ser feito para otimizar o serviço prestado é uma excelente estratégia para se desenvolver.

Em síntese, você não vai conseguir ser bem-sucedido nos seus projetos se não levar em consideração as sugestões das pessoas que compram os seus produtos. Dessa forma, se ficou interessado em entender melhor como coletar o feedback de clientes, continue lendo.

Em primeiro lugar, é muito importante entender que dar atenção aos seus consumidores é um dos fatores necessários para conseguir focar na experiência dos seus clientes, e melhorá-la.

Tendo feito isso, vai ser mais fácil aumentar suas vendas, melhorar os seus produtos e melhor, fidelizar os seus clientes.

Por que o feedback de clientes é tão necessário para uma empresa?

Reunir feedback de clientes é uma forma de entender como o público enxerga a sua marca.

Será que quem comprou alguma vez seus produtos compraria novamente?

Sob a mesma perspectiva, você acha que eles indicariam seus serviços para outras pessoas?

Quando você tiver essas informações, vai ser possível alinhar o seu discurso com o público, e assim melhorar os seus processos.

Além disso, também vai conseguir ter uma expectativa mais realista do seu negócio.

Também será menos complexo estabelecer metas, além de cumpri-las.

Grandes nomes do mercado, a exemplo do Bill Gates, já dizia que clientes felizes e satisfeitos podem ser ótimas publicidades gratuitas.

Feedback negativo e positivo

Não deve ser novidade para você que existem tipos diferentes de feedbacks.

Às vezes as pessoas podem perceber boas práticas na sua empresa e resolver apontar isso, porém, em outros casos, existem pontos que podem ser revistos e melhorados que também precisam ser evidenciados.

O que você não pode esquecer, no entanto, é que até em feedbacks negativos, você pode ser beneficiado.

Ao passo que entende e consegue ver o que não vai tão bem, vai poder intervir e corrigir os erros.

Nesse sentido, as duas vertentes são necessárias e importantes.

O que você precisa identificar é a melhor maneira de coletar informações, assim como o que precisa ser feito mediante a isso.

Formas de coletar feedbacks

Ao chegar até esse ponto do texto, você provavelmente já está convencido de que ter essas informações é essencial.

Agora é o momento de entender como reunir esses dados.

Confira abaixo alguns mecanismos que podem te ajudar a fazer isso.

  • Pesquisas de satisfação
  • Net Promoter Score
  • Mídias sociais
  • Estratégia pós-venda
  • Cliente oculto
  • PABX
  • Fóruns e comunidades online
  • E-mails

Só não esqueça que independente do tipo de ferramenta que você optar em escolher, precisa se mostrar disposto a chegar a um parecer.

As pessoas que estão respondendo sua pesquisa precisam entender a relevância da opinião delas para você.

Então não deixe de estimular comentários e discussões e captar depoimentos.

Como você deve saber, muita gente procura avaliações antes de comprar um produto.

Depois desse texto, espero que você entenda a necessidade e importância de feedbacks de clientes.

Por fim, lembre-se que pode contar conosco para melhorar suas habilidades e continuar se desenvolvendo.

Até breve.

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