Excelência no atendimento – Por que é tão importante?

Excelência no atendimento - Por que é tão importante?

Você acredita que as empresas precisam buscar alcançar excelência no atendimento de seus clientes?

Muito provavelmente você esteja pensando: “Mas é claro que sim”. Certamente que fornecer excelência no atendimento deve ser o objetivo de todo empreendedor.

Todavia, qual é o caminho para conseguir chegar lá? Muita gente fala por aí que para conseguir chegar à excelência no atendimento é necessário responder ao consumidor rapidamente, à medida em que resolve seus problemas de maneira eficiente.

Porém não é só isso.

Em síntese, outros fatores são super importantes para conseguir atender bem aqueles que consomem seus serviços.

Afinal, você precisa agir de modo que seus clientes fiquem satisfeitos em todo o período em que sua empresa estiver prestando serviços.

Dessa maneira, é fundamental que a qualidade oferecida em todos os estágios do seu relacionamento com o seu cliente, afete de maneira positiva a forma que sua empresa é compreendida no mercado.

Sem dúvidas é a partir desse processo que você conseguirá fidelizar seus clientes, e assim ter lucros mais significativos.

Como chegar a excelência no atendimento?

Visto que atender com excelência é uma das maneiras de encantar seus consumidores, você imagina como chegar a esse patamar?

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você ofereça serviços de qualidade, que verdadeiramente solucionem o dilema que eles enfrentam da forma mais precisa possível.

Só assim você vai ser capaz de auxiliá-los a alcançar o resultado que esperam.

No entanto, também é necessário pontuar que isso não tem a ver apenas com o serviço de atendimento ao consumidor, muito embora esse fator também seja importante.

Para ser capaz de chegar a excelência no atendimento, você deve:

  • Proporcionar os mesmos graus de qualidade em todos os estágios do relacionamento( compra, suporte, etc.)
  • Vender valor, não só preço
  • Estabelecer relações amigáveis e acolhedoras

A saber, as pessoas estão dispostas a desembolsar mais dinheiro para serem atendidas melhor.

Isso fica claro através da seguinte ilustração: imagine que você precisa de um medicamento e tem a opção de comprá-lo em duas farmácias diferentes.

Em uma delas os preços são mais acessíveis, porém sempre que vai até lá você é mal atendido.

Os atendentes são rudes, mal educados e mal humorados.

Por outro lado, quando opta pela segunda, que tem preços um pouco mais altos, é atendido de maneira eficiente, amigável e satisfatória.

Em qual desses cenários você se sente mais confortável?

Aprendendo a atender bem com a Disney

Provavelmente você já deve ter ouvido por aí que a Disney é uma das empresas que mais preza em proporcionar um atendimento excelente aos seus clientes.

Em poucas palavras, tudo naquele local existe com o principal objetivo de encantar as pessoas.

Você pode chamar essa estratégia como método Disney, ou H.E.A.R.D.

Nesse sentido, as pessoas que formam a organização se preocupam em ouvir os clientes verdadeiramente ao passo que se colocam em seus lugares.

Além disso, também não existe hesitação em se desculpar sinceramente por algum erro cometido.

Depois disso, o mais importante é se empenhar em solucionar o problema e encontrar o que gerou o contratempo.

Em outras palavras, você não pode apenas atender de maneira satisfatória: precisa ultrapassar expectativas e entregar mais do que era esperado.

Assim, treine sua equipe para que sempre estabeleçam contato visual com as pessoas que estiverem atendendo, e para que não deixem de cumprimentar e tratar bem todos aqueles que frequentarem o seu negócio.

Esteja atento a sua linguagem corporal, e nunca esqueça de sorrir e agradecer.

Temos certeza que seguindo essas dicas você vai conseguir chegar até a excelência no atendimento.

E não esqueça que se quiser aperfeiçoar outras técnicas essenciais para desenvolver seu negócio, estaremos sempre por aqui para te ajudar.

Até mais.

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