Ética e moral: Diferença entre conceitos nas empresas

Ética e moral: Diferença entre conceitos nas empresas

Ética e moral são dois assuntos muito comentados e necessários nos dias que estamos inseridos, e isso todo mundo já sabe.

Nesse sentido, dentro do ambiente organizacional, a ética e moral, assim como em todos os setores da sociedade, são conceitos que devem ser amplamente discutidos.

Muita gente confunde as concepções de ética e moral por acreditarem que se trata da mesma coisa. Mas não se engane, os dois conceitos são diferentes. Diante disso, a moral significa o cumprimento das regras da empresa, e a ética está mais relacionada aos valores do colaborador, direcionados às regras do empreendimento.

Nesse texto pretendo comentar brevemente esses dois princípios, a fim de te ajudar a aplicá-los na sua vivência profissional.

Ética e moral no ambiente de trabalho

Para começo de conversa, vamos esclarecer algo que pode estar ainda um pouco nebuloso.

A ética profissional é um dos desdobramentos dos princípios de uma pessoa, porém, como estamos falando do ambiente organizacional, essas normas falam a respeito do que acontece nesses espaços.

Em outras palavras, são os valores que direcionam o comportamento das pessoas dentro do ambiente de trabalho.

Quando você é ético no seu serviço, certamente terá muitas vantagens, sobretudo para o seu desenvolvimento pessoal e de carreira.

A saber, essa é uma característica fundamental para qualquer colaborador.

Decerto que não adianta ter todo conhecimento técnico do mundo, se você não tem um comportamento adequado e correto.

Além disso, seus relacionamentos também vão ser mais harmoniosos, e a sua produtividade certamente irá aumentar, uma vez que você vai conseguir trabalhar em equipe de maneira mais eficiente.

Diferença entre ética e moral

Em síntese, o primeiro desses conceitos está muito mais relacionado ao que vem de dentro de cada um, já a moral se embasa nas leis que existem no local, e também nos padrões preexistentes.

No entanto, para chegar à percepção do que é a ética no ambiente de trabalho, é bacana ter conhecimento de alguns princípios que são vistos como vertentes da ética.

  • Altruísmo: significa a capacidade de se importar com o que é importante para aqueles que estão à sua volta.
  • Virtude: o que te torna diferente dos outros.
  • Responsabilidade: o que faz você admitir seus feitos.

Esses são alguns das concepções mais conhecidas, que basicamente estimulam condutas dessa natureza em cada um de nós.

Como eu já te disse no início do texto, ter um proceder ético no seu ambiente de trabalho pode te ajudar de muitas formas, e tornar o seu dia a dia menos desgastante em alguns outros aspectos.

Como seria isso na prática?

Só para ilustrar, pense em alguém que acabou de sair de uma reunião em que foram pontuados cenários possíveis de mudança.

Essa pessoa não concorda com a posição do seu gestor, e por causa disso começa a trabalhar com menos afinco.

Não se esforça mais para entregar resultados, e sempre faz questão de afirmar que o plano que a maioria aceitou em seguir, não é bom o suficiente.

Como você deve imaginar, essa não é uma postura ética.

Ademais, tal comportamento pode comprometer os resultados e prejudicar o clima organizacional.

Escolher agir de maneira correta é uma escolha.

Uma decisão que todos nós precisamos tomar em algum momento.

Independente de regras existirem ou não, o bom senso e análise crítica são fatores essenciais.

Espero que depois do texto, ética e moral tenham se tornado conceitos mais fáceis de se entender.

Conte sempre conosco para tirar suas dúvidas!

Até mais.

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