Ergonomia no trabalho – Importância e benefícios

Ergonomia no trabalho – Importância e benefícios

Você já ouviu falar sobre ergonomia no trabalho?

Apesar de ser um tema pouco debatido, a ergonomia no trabalho é de extrema importância para a empresa e seus colaboradores.

A saber, a ergonomia no trabalho é o conjunto de procedimentos necessários, a fim de oferecer condições adequadas de trabalho ao funcionário, de forma a prevenir a sobrecarga psicológica e física durante o exercício da atividade profissional.

Aliás, devido à importância do tema, há uma norma que regulamenta as principais regras e requisitos ergonômicos no trabalho, a NR 17.

Esta norma reguladora prevê o estabelecimento de padrões, de maneira que o trabalhador tenha conforto, saúde e segurança.

Dentre os principais pontos abordados, podemos citar:

  • Móveis do posto de trabalho
  • Iluminação
  • Temperatura
  • Níveis de ruído
  • Velocidade do ar
  • Equipamentos adequados
  • Pausas no trabalho

Primeiramente, cabe destacar que você deve tratar algumas questões com prioridade, pois elas oferecem riscos evidentes à segurança do funcionário.

Por exemplo, o caso de colaboradores responsáveis pelo transporte manual de cargas:  como estabelecer o peso máximo que ele deve transportar?

Estas e outras questões também são abordadas na NR 17.

Ergonomia no trabalho: O executar da prática no home office

Vivemos um período em que o home office foi adotado por grande parte das empresas, e se você trabalha através dessa modalidade, saiba que não deve exercer suas atividades de qualquer maneira.

É certo que muitos trabalhadores não possuem um ambiente exclusivo em suas residências, e por esta razão, preferem trabalhar no escritório da empresa.

Se esse for o seu caso, evite trabalhar em sua mesa de jantar na sala, com circulação de pessoas, ruídos e distrações, em cadeiras pouco confortáveis.

Esteja ciente que isso pode afetar sua produtividade.

Por falar em produtividade….

Por falar em produtividade, muitas empresas negligenciam tais questões, não oferecendo equipamentos adequados em razão do corte de custos.

Entretanto, estas mesmas empresas não consideram que um funcionário afastado por problemas de saúde, não produzirá absolutamente nada.

Se você trabalha a maior parte do tempo sentado, ao computador, é indispensável uma cadeira que ofereça conforto.

Ademais, esse item deve oferecer suporte para a região lombar, altura ajustável ou condizente à sua estatura.

Além disso, você deve se sentar de forma que a altura dos olhos esteja alinhada ao topo do monitor, com cotovelos alinhados à mesa, formando um ângulo de 90°.

Para pessoas que trabalham realizando contatos telefônicos, por outro lado, é essencial a utilização de um headset (fone com microfone).

A saber, o uso deste equipamento dispensa a necessidade de ficar segurando o aparelho durante horas ao longo do dia.

Uma posição certamente desconfortável.

Além disso, o ideal é que a temperatura do ambiente esteja agradável, com o mínimo de ruídos e com iluminação apropriada.

Por último e não menos importante, faça pequenas pausas durante o expediente, com alongamentos sempre que possível.

Oferecer condições apropriadas de trabalho, garantindo conforto, saúde e segurança, é obrigação de qualquer empresa.

Todavia, além da obrigação, o funcionário ficará mais motivado, e a empresa evitará afastamentos e eventuais processos movidos por colaboradores.

Inclusive, o custo por perder um bom funcionário ou responder processo, certamente será maior do que oferecer os equipamentos recomendados.

E quanto ao seu ambiente de trabalho, está adequado?

Não esqueça que a ergonomia no trabalho é essencial para a sua produtividade.

Esperamos que você continue se desenvolvendo, pois este é o nosso objetivo.

Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *