Entrevista coletiva: Aprenda a como se destacar

Entrevista coletiva: Aprenda a como se destacar

Muitas vezes quando pensamos em uma entrevista de processos seletivos, imaginamos um entrevistador e uma pessoa com uma lista de perguntas. Entretanto, as empresas estão inovando também em seu sistema de avaliação, através da entrevista coletiva.

Nesse sentido, você sabe o que os avaliadores estão observando em uma entrevista coletiva? Faz ideia de como se comportar e a melhor maneira de se destacar entre outros candidatos?

Para quem não conhece, a entrevista coletiva é uma metodologia de avaliação em que os candidatos são colocados para realizar testes em conjunto, muitas vezes divididos em equipe.

Neste cenário os avaliadores observam no candidato, principalmente, três pontos:

  • Como ele interage com outras pessoas;
  • Se ele assume o papel de líder ou liderado;
  • Como ele lida em situações de estresse.

Para começo de conversa, saiba que é fundamental mostrar sua capacidade de liderar.

Mas, por favor, não confunda esse panorama!

Você precisa saber como se comportar da maneira mais adequada de acordo com o cenário em que você está inserido.

Em outras palavras, algumas vezes você deve ser um bom líder, e em outras você deve ser um bom liderado.

Aproveitando essa dica, vamos agora aprofundar mais nesse tópico.

Dicas para se destacar em uma entrevista coletiva

Quando estamos em uma situação de desafio com uma equipe de pessoas que não conhecemos, muitas vezes nosso instinto é tentar fazer tudo sozinho.

Não faça isso.

Por mais que você não conheça as facilidades e dificuldades da equipe, não tenha medo de perguntar qual papel cada participante acredita conseguir desempenhar.

Com isso, você conseguirá entender melhor as características de cada integrante e também estará desempenhando sua liderança.

Entretanto, lembre-se sempre de participar de forma ativa na resolução do problema, não pense que o líder da equipe fica apenas na parte administrativa, pelo contrário.

Além disso, tenha atenção em como você se comunica, procure sempre uma abordagem não violenta durante a entrevista coletiva e mantenha sempre o controle emocional.

E só para você saber, não basta ser apenas gentil e educado, viu?

Entenda que é imprescindível demonstrar a capacidade de ouvir e ser receptivo a diferentes ideias e perspectivas.

Dito isso, entenda que por mais que você discorde de uma opinião, não a elimine imediatamente, analise e reflita junto com sua equipe todas as propostas levantadas.

A melhor decisão não é a sua, de outra forma, é aquela que a maioria possui como correta.

Depois disso, se esforce ao máximo para vencer os desafios propostos.

Por fim, queremos deixar claro que as pessoas que ‘vencem’ em entrevistas coletivas não são aqueles que mais conversam ou os que mais produzem, mas sim aqueles que mais contribuíram para a equipe se desenvolver.

Portanto, tenha sempre o pensamento no coletivo, não utilize ‘eu’ e sim ‘nós’ quando for apresentar os resultados para os avaliadores.

De todo exposto, acreditamos que você tem total capacidade de se destacar e ter êxito em processos seletivos que envolvam uma entrevista coletiva.

Estamos sempre torcendo por você, conte conosco.

Deixe seu comentário