Entenda de uma vez por todas o que é Networking

Você sabe o que é Networking? Entende os benefícios dessa prática? Assim, por mais que pareça complicado, construir uma rede de contatos não é uma tarefa difícil e pode abrir muitas oportunidades para você. Então, para entender como essa prática funciona, é só continuar lendo o texto.

Em um dos MBA fora de Hora aqui do ADF, a incrível Cris Arcangeli sabiamente falou que “dinheiro não constrói negócio, mas networking sim”.

E é verdade.

Nesse panorama, você pode ter todo dinheiro do mundo, porém, caso não conheça as pessoas certas, certamente não será bem-sucedido em seus planos e objetivos.

Que tal começarmos com um exemplo prático disso?

Quem são as pessoas que você conhece?

Primeiramente, é importante deixar claro que tudo bem se você não conhecer um milhão de pessoas, nem tiver uma vida social super agitada.

A maioria das pessoas também não tem. 😉

Assim, o que queremos te propor é pensar em quem você conhece, nos seus companheiros de trabalho, familiares, amigos próximos, conhecidos e vizinhos.

Vai, pensa ai, pode até anotar, eu espero rs

Agora vamos refletir… como você as conheceu? Pela internet? Através de amigos em comum? Me diz, qual o tipo de relação e proximidade que você tem com essas pessoas?

Você sabia que todas essas pessoas podem te ajudar de alguma forma?

Quer uma ilustração disso? Bora lá!

Vamos supor que você tenha uma empresa de tecnologia, um negócio inovador e pouco conhecido no mercado.

Quem você acha que é mais provável de fornecer apoio ao seu negócio? Alguém que já te conhece ou um completo desconhecido?

Diante de situações como essa, você concorda que é mais fácil conseguir apoio de pessoas que já conheçam os seus valores?

E antes que você pense que deve fazer networking para tirar proveito das suas relações, vamos esclarecer algo:

Networking não tem nada a ver com isso.

Primeiramente, o networking é um processo natural, não é um mecanismo forçado, que podemos impor as pessoas.

Para entender como isso funciona, é só pensar na sua amizade mais sólida e verdadeira.

Quando vocês se aproximaram e construíram o relacionamento que possuem, você estava pensando nos benefícios que poderia angariar para o seu negócio?

Podemos afirmar que o que aconteceu foi uma conexão real e verdadeira, e isso é tão verdade que vocês são amigos até hoje. 😉

Portanto, se esforce em construir relacionamentos autênticos, fundamentados em interesse mútuo e em conversas sinceras.

Foto de 
Toa Heftiba no 
Unsplash

E o ponto aqui não é nem te convencer que é possível ter relacionamentos profundos com todo mundo que você conhecer na vida…

Sabemos que não dá.

Nossa intenção é que você entenda que é necessário tratar as pessoas como pessoas.

Então, escute, esteja presente, porque isso faz diferença. Isso nos leva ao segundo ponto do nosso papo…

Networking é uma via de duas mãos

Da mesma forma que somos ajudados, também ajudamos, e isso acontece de forma orgânica.

Se você conhece alguém, compactua com os seus valores, confia na sua conduta, sabe de suas atribuições, é natural que você indique essa pessoa para uma vaga na empresa em que trabalha, por exemplo, pois sabe como ninguém que ela fará um excelente trabalho.

Networking é a prática de fazer conexões, definitivamente não é usar pessoas como ativos úteis para a sua carreira ou o seu negócio como alguns confundem.

E você, consegue se conectar facilmente? Fica esperto que logo mais tem texto aqui no blog de como você pode construir e melhorar o seu networking 😉

Não esquece que no instagram do Além da Facul estamos sempre compartilhando conteúdo sobre people skills, liderança e empreendedorismo.

Por: Nathália Morais

Deixe seu comentário